Caiçara do Norte: Governo do RN dá mais um passo para implantação do porto indústria-verde

Em mais um passo importante para o futuro do desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra assinou nesta segunda-feira (8) a ordem de serviço autorizando o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a iniciar os procedimentos de estruturação do projeto destinado à implantação e operação do primeiro módulo do Porto Indústria-Verde, que será construído em Caiçara do Norte.
Esse é um passo para o estabelecimento do modelo de concessão ou parceria público-privada.
Por se tratar de uma obra de grande dimensão que levará 10 anos para consolidar a conclusão e a operação, o projeto será estruturado em módulos. São três fases. A primeira é a fase da infraestrutura básica, focada em obras marítimas, dragagem para formação do canal de acesso, construção do cais e dos pátios para viabilizar a operação. O investimento previsto é de R$ 3,1 bilhões.
A segunda é a fase da expansão, com investimentos estimados em R$ 2,1 bilhões para implantação de berços especializados, tanques e utilidades, abrindo caminho para a produção de hidrogênio verde e amônia. A terceira e última é a da consolidação e diversificação das atividades, destinada à construção de terminais Roll-on/Roll-off, otimização para veículos e cloroquímicos. Investimento de R$ 1,6 bilhão, totalizando R$ 6,8 bilhões nos três módulos.
(mais…)













