Caiçara do Norte: Governo do RN dá mais um passo para implantação do porto indústria-verde
Leia mais sobre o artigo Caiçara do Norte: Governo do RN dá mais um passo para implantação do porto indústria-verde
Foto: Cedidas: Frankie Marcone

Foto: Projeto indústria verde

Em mais um passo importante para o futuro do desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra assinou nesta segunda-feira (8) a ordem de serviço autorizando o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a iniciar os procedimentos de estruturação do projeto destinado à implantação e operação do primeiro módulo do Porto Indústria-Verde, que será construído em Caiçara do Norte.

Esse é um passo para o estabelecimento do modelo de concessão ou parceria público-privada.

Por se tratar de uma obra de grande dimensão que levará 10 anos para consolidar a conclusão e a operação, o projeto será estruturado em módulos. São três fases. A primeira é a fase da infraestrutura básica, focada em obras marítimas, dragagem para formação do canal de acesso, construção do cais e dos pátios para viabilizar a operação. O investimento previsto é de R$ 3,1 bilhões.

A segunda é a fase da expansão, com investimentos estimados em R$ 2,1 bilhões para implantação de berços especializados, tanques e utilidades, abrindo caminho para a produção de hidrogênio verde e amônia. A terceira e última é a da consolidação e diversificação das atividades, destinada à construção de terminais Roll-on/Roll-off, otimização para veículos e cloroquímicos. Investimento de R$ 1,6 bilhão, totalizando R$ 6,8 bilhões nos três módulos.

(mais…)

Continue lendoCaiçara do Norte: Governo do RN dá mais um passo para implantação do porto indústria-verde

Mato Grande: Caern trabalha para retomar abastecimento em Parazinho, Pedra Grande, São Bento do Norte e Caiçara do Norte

Devido um vazamento detectado na manhã desta segunda-feira (08), em adutora de 300 milímetros do Açude Boqueirão, está temporariamente suspenso pela Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) o abastecimento de água para as cidades de Parazinho, Pedra Grande, São Bento do Norte e Caiçara do Norte.

A suspensão também atinge as comunidades rurais de Santo Antônio, Cajá, Colorado, Baixinha dos França e Enxu Queimado.

A previsão é que o serviço de manutenção seja concluído até as 19h desta terça-feira (09), com a imediata retomada do abastecimento, sendo que a normalização completa do fornecimento de água ocorrerá gradualmente, em até 72 horas, adianta nota da empresa.

(mais…)

Continue lendoMato Grande: Caern trabalha para retomar abastecimento em Parazinho, Pedra Grande, São Bento do Norte e Caiçara do Norte

Prefeito Pedro Filho recebe deputado federal Robinson Faria em encontro marcado por diálogo e parceria

O prefeito de Touros, Pedro Filho, recebeu no último fim de semana o deputado federal Robinson Faria para uma visita descontraída, mas repleta de discussões produtivas em prol do município.

Na ocasião, o gestor municipal reuniu vereadores, correligionários e amigos para um almoço de recepção ao parlamentar, parceiro da administração municipal. O encontro proporcionou um ambiente de diálogo sobre demandas, projetos e perspectivas para o desenvolvimento da cidade.

“Tivemos a oportunidade de almoçar ao lado de vereadores e amigos, colocando a conversa em dia e debatendo ideias importantes para o presente e o futuro da nossa gente”, destacou o prefeito Pedro Filho.

(mais…)

Continue lendoPrefeito Pedro Filho recebe deputado federal Robinson Faria em encontro marcado por diálogo e parceria

Pedra Grande celebra 64 anos de emancipação política com grande festa em praça pública

O município de Pedra Grande, no litoral norte do Rio Grande do Norte, viveu uma noite de muita festa e celebração na última quarta-feira (4), durante as comemorações pelos seus 64 anos de emancipação política.

Promovido pela Prefeitura Municipal, o evento reuniu milhares de pessoas na praça pública da cidade, que ficou completamente lotada para acompanhar os shows musicais preparados especialmente para a data.

A animação da noite ficou por conta dos artistas Arnaldinho Netto, Thulio Milionário, Banda Encantus e Forró Pegado, que levaram ao público um repertório repleto de sucessos, garantindo muita música, dança e diversão até altas horas.

Além de celebrar mais um aniversário do município, a programação proporcionou momentos de confraternização entre moradores e visitantes, fortalecendo o sentimento de pertencimento e orgulho pela história de Pedra Grande.

A comemoração marcou mais um capítulo importante na trajetória da cidade, que ao longo de seus 64 anos tem construído sua identidade e desenvolvido sua história com a participação de sua população.

(mais…)

Continue lendoPedra Grande celebra 64 anos de emancipação política com grande festa em praça pública

Audiência Pública debate instalação de complexo fotovoltaico em Parazinho
Leia mais sobre o artigo Audiência Pública debate instalação de complexo fotovoltaico em Parazinho
Foto: reprodução/camaraparazinho

Na última quarta-feira (03/06), a Câmara Municipal de Parazinho sediou uma importante Audiência Pública para discutir a implantação do Complexo Fotovoltaico Renascença, empreendimento que poderá trazer novos investimentos e oportunidades para o município e toda a região.

O encontro contou com a participação de representantes do IDEMA, da empresa Elera Renováveis, além da presença da prefeita municipal, do presidente da Câmara, vereadores, lideranças das comunidades rurais e da população em geral.

A audiência teve como principal objetivo ouvir a empresa responsável pelo projeto, apresentar informações sobre o empreendimento e proporcionar um espaço de diálogo com a sociedade, garantindo transparência e participação popular no processo.

(mais…)

Continue lendoAudiência Pública debate instalação de complexo fotovoltaico em Parazinho

Prefeitura de Pedra Grande encerra Campanha Maio Roxo com ação de conscientização na UBS Miguel Pereira

A Prefeitura de Pedra Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma importante ação de encerramento da Campanha Maio Roxo na UBS Miguel Pereira. A atividade teve como foco a conscientização sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs), reforçando a importância da informação, da prevenção e do diagnóstico precoce para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

Durante a programação, foi realizada uma roda de conversa com os usuários da unidade, proporcionando um momento de aprendizado e esclarecimento sobre doenças como a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa. A iniciativa buscou ampliar o conhecimento da população sobre os sintomas, fatores de risco e a importância do acompanhamento médico adequado.

Além das atividades educativas, a equipe de saúde disponibilizou diversos serviços gratuitos à comunidade, fortalecendo o cuidado integral com a população. Entre os atendimentos ofertados estiveram a coleta de exame preventivo (Papanicolau), atualização do cartão de vacinação e realização de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, com resultado imediato.

A Campanha Maio Roxo é um movimento dedicado à conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais, que afetam milhares de pessoas em todo o país. A iniciativa busca incentivar o diagnóstico precoce, promover o acesso à informação e combater o preconceito enfrentado por quem convive com essas condições.

(mais…)

Continue lendoPrefeitura de Pedra Grande encerra Campanha Maio Roxo com ação de conscientização na UBS Miguel Pereira

Touros: Associação dos criadores de abelhas do município comemoram 21 anos de atividades

Fundada em maio de 2005, com intuito de unir e promover o cultivo de abelhas na região das vilas do Projeto Boqueirão em Touros/RN, a Associação dos criadores de abelhas do município de Touros – ACAMT, com sede no distrito da vila Assis Chateubriand, comemora neste ano de 2026, 21 anos de existência e atividades no meio rural.

Reconhecida pelas suas atividades e promoção da apicultura e meliponicultura na região, a associação sempre buscou fomentar a cadeia, incluir as mulheres e jovens nas atividades rurais e associativistas. Buscou também participar de projetos de capacitação técnica, de desenvolvimento e comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar, via programas de aquisição de alimentos (PAA) das Prefeituras na região do Mato Grande, do Governo do Estado, EMATERN e do Governo Federal, através da CONAB.

Atualmente a ACAMT segue forte em suas atividades, proporcionando união e transparência junto aos associados, quanto as ações da diretoria, que busca promover o desenvolvimento rural sustentável na região, o cultivo e preservação das abelhas nativas e africanizadas e o bem-estar social dos trabalhadores rurais.

(mais…)

Continue lendoTouros: Associação dos criadores de abelhas do município comemoram 21 anos de atividades

Prefeitura de Pedra Grande capacita profissionais da saúde e entrega novos fardamentos

O Governo Municipal de Pedra Grande segue fortalecendo os investimentos na área da saúde pública e na valorização dos profissionais que atuam diretamente no atendimento à população.

Os Agentes Comunitários de Saúde do município concluíram a formação pelo programa Mais Saúde com Agente, iniciativa voltada à qualificação e ao aperfeiçoamento dos serviços prestados nas comunidades. A capacitação representa um importante avanço para o fortalecimento da atenção básica e para a melhoria do atendimento aos pedragrandenses.

Além da formação, a gestão municipal realizou a entrega de novos fardamentos para os agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e equipes da vigilância em saúde. A ação garante mais identificação, organização e melhores condições de trabalho para os profissionais que desempenham papel essencial no cuidado diário da população.

O prefeito Pedro Henrique destacou que a administração municipal continuará investindo em capacitação, estrutura e valorização dos servidores públicos.

“Nossa gestão segue investindo nas pessoas, na formação e na qualidade de vida dos pedragrandenses”, afirmou o gestor.

(mais…)

Continue lendoPrefeitura de Pedra Grande capacita profissionais da saúde e entrega novos fardamentos

Governo de Pedra Grande lança Programa EMAGRECE+ para combate à obesidade e promoção da saúde

O município de Pedra Grande deu um importante passo na promoção da saúde e qualidade de vida da população com o lançamento do Programa EMAGRECE+, iniciativa desenvolvida pelo Governo Municipal por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O programa tem como principal objetivo oferecer acompanhamento especializado para pessoas com obesidade, proporcionando um tratamento completo, humanizado e totalmente gratuito para pacientes cadastrados e selecionados dentro das vagas disponíveis.

Com uma abordagem multidisciplinar, o EMAGRECE+ reúne profissionais de diversas áreas da saúde para garantir um acompanhamento eficiente e individualizado. Os participantes passam a contar com atendimento médico especializado, acompanhamento nutricional, suporte psicológico e orientação de outros profissionais preparados para auxiliar na mudança de hábitos e na melhoria da qualidade de vida.

Além do acompanhamento profissional, o programa também disponibiliza o auxílio das canetas emagrecedoras, fortalecendo o tratamento e ampliando as possibilidades de resultados positivos para os pacientes participantes.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a saúde preventiva e com o cuidado integral da população, promovendo mais bem-estar, autoestima e qualidade de vida para quem mais precisa.

(mais…)

Continue lendoGoverno de Pedra Grande lança Programa EMAGRECE+ para combate à obesidade e promoção da saúde

Projeto Educação no Trânsito leva conscientização às comunidades de Touros
Leia mais sobre o artigo Projeto Educação no Trânsito leva conscientização às comunidades de Touros
Foto: tourosprefeitura

Foto: tourosprefeitura

O projeto Educação no Trânsito continua promovendo ações importantes de conscientização no município de Touros. Desta vez, as comunidades de Cajá, Zabelê, Chico Mendes, Santo Antônio e Aracati receberam uma atividade voltada à orientação e educação para um trânsito mais seguro.

Durante a ação, foram compartilhadas informações e aprendizados sobre segurança no trânsito, destacando a importância de atitudes responsáveis por parte de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. A iniciativa busca fortalecer a consciência coletiva sobre o respeito às leis de trânsito e a preservação da vida.

Além de levar conhecimento, o projeto reforça o compromisso com a construção de uma sociedade mais consciente e preparada para enfrentar os desafios do dia a dia no trânsito.

(mais…)

Continue lendoProjeto Educação no Trânsito leva conscientização às comunidades de Touros

Prefeitura de Touros realiza grande Show de Prêmios em homenagem ao Dia das Mães

A Prefeitura de Touros, no litoral norte potiguar, promoveu neste final de semana mais um grande Show de Prêmios em homenagem ao Dia das Mães.

O evento reuniu uma multidão da sede do município e também da zona rural, transformando a Praça da Matriz em um verdadeiro cenário de alegria, emoção e celebração.

Famílias inteiras participaram da programação especial, marcada por momentos de confraternização, muitas surpresas e demonstrações de carinho às mães tourenses.

“Mais um grande Show de Prêmios em homenagem ao Dia das Mães, celebrando essa data tão especial ao lado do nosso povo e abraçando as mães do nosso município com carinho, alegria e gratidão”, destacou a gestão municipal.

(mais…)

Continue lendoPrefeitura de Touros realiza grande Show de Prêmios em homenagem ao Dia das Mães

Segundo acidente é registrado no mesmo dia em Touros e acende alerta no trânsito
Leia mais sobre o artigo Segundo acidente é registrado no mesmo dia em Touros e acende alerta no trânsito
Foto: reprodução/tourosurgentern

Um segundo acidente de trânsito foi registrado no fim da tarde deste sábado (09), em Touros, nas proximidades de onde outra colisão já havia ocorrido anteriormente no mesmo dia. A informação é do portal Tourosurgentern

Segundo informações preliminares, o acidente aconteceu em um trecho próximo ao primeiro registro e mobilizou populares, que acionaram rapidamente o socorro. A vítima permaneceu caída ao solo enquanto aguardava atendimento e, posteriormente, foi encaminhada ao hospital da cidade.

Até o momento, não há informações oficiais sobre o estado de saúde da vítima nem sobre as causas do acidente. As circunstâncias deverão ser investigadas pelas autoridades competentes.

(mais…)

Continue lendoSegundo acidente é registrado no mesmo dia em Touros e acende alerta no trânsito

Moradores fecham rodovia em Ceará-Mirim e cobram obras na RN-160
Leia mais sobre o artigo Moradores fecham rodovia em Ceará-Mirim e cobram obras na RN-160
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Motoristas que passaram por Ceará-Mirim na manhã desta segunda-feira (4) enfrentaram lentidão por causa de um protesto que bloqueou a RN-064, no cruzamento com a RN-160. A informação é do Portal da Tropical

A mobilização começou por volta das 6h. Os manifestantes cobram melhorias nas condições da RN-160, especialmente no trecho que faz a ligação entre o município e a comunidade de Matas. Segundo o grupo, a situação da estrada tem dificultado a circulação de moradores e motoristas que utilizam a via diariamente.

Com o bloqueio, o tráfego ficou comprometido nas primeiras horas do dia. Equipes da Polícia Militar acompanharam a manifestação no local.

(mais…)

Continue lendoMoradores fecham rodovia em Ceará-Mirim e cobram obras na RN-160

Poço Branco ganha destaque com gravação do Repórter Aventura da TV Tropical

O município de Poço Branco viveu um dia especial ao receber a equipe da TV Tropical para a gravação do quadro “Repórter Aventura”. A visita colocou a cidade em evidência, apresentando ao público as belezas naturais e o potencial turístico da região.

Durante as gravações, a equipe acompanhada do prefeito Edinho e Eucana Samuel, secretário de Turismo, percorreu alguns dos principais pontos do município, como o Balneário da Casinha, a barragem e outras paisagens que encantam moradores e visitantes. Cada cenário explorado reforça a riqueza natural de Poço Branco e evidencia sua capacidade de atrair turistas em busca de experiências autênticas e contato com a natureza.

A iniciativa é uma oportunidade importante para fortalecer a imagem do município em todo o Rio Grande do Norte e também em nível nacional, já que o conteúdo será exibido para um público amplo. A expectativa é que a divulgação contribua para impulsionar o turismo local e valorizar ainda mais a cultura e as belezas da região.

(mais…)

Continue lendoPoço Branco ganha destaque com gravação do Repórter Aventura da TV Tropical

Prefeito Reginaldo Vitorino paticipa de evento nacional na capital federal com vereadores

O prefeito de Jandaíra, Reginaldo Vitorino, está em Brasília participando da 25ª Marcha de Gestores e Legisladores Municipais, acompanhado por vereadores do município. O evento, que reúne lideranças de diversas regiões do país, é reconhecido como um dos principais espaços de diálogo entre gestores públicos e legisladores, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento das administrações municipais.

A participação da comitiva de Jandaíra reforça o compromisso da gestão com a busca por parcerias, investimentos e novas oportunidades para o desenvolvimento local. Durante a programação, são debatidas pautas importantes que impactam diretamente o cotidiano dos municípios, incluindo políticas públicas, captação de recursos e estratégias de gestão eficiente.

Além de ampliar o conhecimento sobre boas práticas administrativas, a presença no evento também possibilita o estreitamento de relações institucionais com representantes de diferentes esferas de governo. Esse alinhamento é fundamental para garantir avanços concretos e melhorias na qualidade de vida da população de Jandaíra.

(mais…)

Continue lendoPrefeito Reginaldo Vitorino paticipa de evento nacional na capital federal com vereadores

Prefeito Edinho destaca avanços em obras de pavimentação e reforma em Poço Branco

O prefeito de Poço Branco, Edinho, destacou importantes avanços em obras que vêm trazendo melhorias significativas para a população do município. Entre as ações, está a pavimentação da Rua 26 de Julho, que já é uma realidade e segue em ritmo acelerado.

A obra representa mais dignidade e qualidade de vida para os moradores da localidade, garantindo melhores condições de mobilidade e infraestrutura. O investimento foi possível graças a uma emenda parlamentar do deputado Sargento Gonçalves, articulada pelo vereador Percivaldo.

Além disso, o gestor também atualizou informações sobre a reforma da quadra esportiva do Distrito do Contador, que igualmente conta com recursos oriundos de emenda do deputado. Segundo o prefeito, a cobertura do espaço já está em fase de confecção.

(mais…)

Continue lendoPrefeito Edinho destaca avanços em obras de pavimentação e reforma em Poço Branco

Touros é o primeiro destino do projeto ‘Caminho dos Mares’ do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional
Leia mais sobre o artigo Touros é o primeiro destino do projeto ‘Caminho dos Mares’ do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional
Touros (RN) recebe primeira etapa do Caminho dos Mares com foco na inclusão produtiva (Foto: Mariana Alves/MIDR)

Foi dada a largada nesta quinta-feira (23) para a caravana do Caminho dos Mares e o primeiro destino foi a “esquina do Brasil”. Assim é conhecido o município de Touros, localizado no Rio Grande do Norte.

A estratégia faz parte do programa Amazônia Azul, conduzido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), em parceria com o Banco do Nordeste (BNB), e tem como objetivo impulsionar a economia do mar, gerar oportunidades e fortalecer o desenvolvimento sustentável nas regiões costeiras.

O evento, realizado no Centro de Turismo de Touros, também contou com a presença do prefeito Pedro Filho e mais de 100 pescadores, marisqueiras, artesãos e demais trabalhadores que encontram na economia do mar o seu sustento e de suas famílias. 

“O mar é para todos, mas o programa Amazônia Azul valoriza quem vive dele”. É assim que a coordenadora de Análises Territoriais do MIDR, Ana Luísa Leal, define o papel social desta política pública.

(mais…)

Continue lendoTouros é o primeiro destino do projeto ‘Caminho dos Mares’ do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional

Complexo Solar Renascença será apresentado em Audiência Pública no dia 03 de junho em Parazinho

A Elera Renováveis, uma das maiores empresas de energia 100% renovável no país, participará de audiência pública para apresentação do Complexo Solar Renascença, empreendimento voltado à geração solar. A audiência ocorrerá no dia 03 de junho de 2026, às 19h, na Câmara Municipal de Parazinho, localizada na Praça Senador João Câmara, no Centro.

A Audiência Pública tem como objetivo garantir a participação social no processo de licenciamento do empreendimento, permitindo que a população conheça as principais características do projeto e contribua com sugestões, dúvidas e comentários.

O Complexo Solar Renascença terá capacidade instalada de 60 MWac e um diferencial relevante deste projeto é sua associação ao Complexo Eólico Renascença já existente, o que permite o uso otimizado de estruturas e áreas previamente convertidas e licenciadas para geração de energia.

(mais…)

Continue lendoComplexo Solar Renascença será apresentado em Audiência Pública no dia 03 de junho em Parazinho

Ex-prefeito Artur Morais é homenageado em Pedra Grande no aniversário de sua morte

O Governbo de Pedra Grande realiza uma homenagem ao primeiro prefeito eleito pelo voto popular do município, Artur Morais, marcando a data de seu falecimento, lembrada em 23 de abril com mensagem em suas redes sociais.

Artur Morais teve sua trajetória política interrompida de forma inesperada no segundo ano de mandato, ao sofrer um infarto enquanto pregava no púlpito da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. O episódio causou grande comoção entre os moradores da cidade, que ainda hoje relembram sua atuação à frente da administração municipal.

De acordo com a Prefeitura, a homenagem reforça o reconhecimento à contribuição do ex-gestor para o desenvolvimento do município. Em caráter excepcional neste ano, o feriado alusivo à data foi antecipado para o dia 22 de abril, conforme decreto municipal.

(mais…)

Continue lendoEx-prefeito Artur Morais é homenageado em Pedra Grande no aniversário de sua morte

FNE Itinerante aproxima crédito de empreendedores do Mato Grande, em Touros
Leia mais sobre o artigo FNE Itinerante aproxima crédito de empreendedores do Mato Grande, em Touros
Fotos: divulgação

Fotos: divulgação

O município de Touros recebeu, nesta quarta-feira, o FNE Itinerante – Território Mato Grande Norte, iniciativa do Banco do Nordeste (BNB) voltada à ampliação do acesso de mini, micro, pequenos e médios empreendedores aos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

O evento ocorreu no Centro de Turismo de Touros e contou com a participação de autoridades, representantes de instituições públicas, associações, sindicatos, colônias de pescadores e empreendedores da região, totalizando quase 100 pessoas.

Realizado em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o FNE Itinerante tem como objetivo levar informações, orientações técnicas e atendimento direto aos empreendedores, facilitando o acesso às linhas do crédito subsidiado do BNB, que oferecem as melhores taxas e prazos do mercado.

Na abertura, participaram o prefeito de Touros, Pedro Filho, e o gerente do Escritório da superintendente estadual do banco no estado, Sartre Praxedes, além de gestores e agentes de desenvolvimento do Banco do Nordeste, e representantes dos municípios vizinhos.

(mais…)

Continue lendoFNE Itinerante aproxima crédito de empreendedores do Mato Grande, em Touros