IFRN tem projeto de valorização do mel de Jandaíra selecionado em edital nacional do MEC
No momento, você está visualizando IFRN tem projeto de valorização do mel de Jandaíra selecionado em edital nacional do MEC
Foto: Divulgação

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) foi uma das dez instituições da Rede Federal contempladas no Edital nº 12/2025, Eixo II, lançado pelo Ministério da Educação (MEC) e coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

A chamada pública teve como objetivo selecionar projetos voltados ao desenvolvimento e promoção das Indicações Geográficas (IGs) em todo o país, envolvendo ensino, pesquisa e extensão.

O projeto, intitulado “Estruturação de IG para o mel de Jandaíra como estratégia de desenvolvimento territorial”, de autoria da professora do Campus João Câmara do IFRN Liária Nunes da Silva, foi selecionado em 6º lugar no edital e conta com o apoio da Associação de Jovens Agroecologistas Amigos do Cabeço (JOCA); do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/RN); e de colaboração técnica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Segundo a professora Liária Nunes, o projeto busca fortalecer a cadeia produtiva do mel de Jandaíra, promovendo o reconhecimento da sua origem e contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a identidade territorial das comunidades envolvidas. “Esse resultado reflete o compromisso do IFRN com a inovação e o desenvolvimento regional sustentável, além de reforçar o papel das Indicações Geográficas como instrumentos de valorização dos saberes e produtos locais”, destacou a docente.

Indicações Geográficas

O Edital nº 12/2025 – Seleção de Projetos para Promoção das Indicações Geográficas, promovido pelo MEC/Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e coordenado pelo IFES, tem como finalidade apoiar iniciativas de diagnóstico, estruturação, fortalecimento, internacionalização e turismo em torno das Indicações Geográficas brasileiras. A ação incentiva a integração entre instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, produtores e comunidades locais, visando o desenvolvimento socioeconômico sustentável.

Com essa conquista, o IFRN se destaca como a única instituição do estado do Rio Grande do Norte contemplada entre os dez projetos selecionados nacionalmente no Eixo II, reforçando sua atuação de excelência nas áreas de inovação, extensão tecnológica e valorização territorial.

Fonte: IFRN

Deixe um comentário