Touros recebe Selo FNAS 2025 por excelência na gestão da assistência social

A Prefeitura de Touros foi contemplada com o Selo FNAS 2025, concedido pelo Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS). O reconhecimento destaca a qualidade da gestão financeira dos recursos destinados à política de assistência social no município.

A certificação integra uma iniciativa nacional que valoriza estados e municípios que se destacam na administração dos recursos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com foco na responsabilidade, transparência e eficiência na aplicação dos investimentos públicos.

De acordo com os critérios estabelecidos, foram avaliados o desempenho na gestão orçamentária e financeira, a correta aplicação dos recursos e o cumprimento das normativas do SUAS.

(mais…)

Continue lendoTouros recebe Selo FNAS 2025 por excelência na gestão da assistência social

Escola da Energia beneficiará mais de 860 estudantes no Rio Grande do Norte
Leia mais sobre o artigo Escola da Energia beneficiará mais de 860 estudantes no Rio Grande do Norte
Foto: Divulgação

A EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro e na geração de energia solar e eólica no Rio Grande do Norte, está levando o programa Escola da Energia a sete instituições públicas de ensino do estado, sendo que quatro delas estão participando da iniciativa pela primeira vez.

Com o objetivo de fortalecer as habilidades digitais de docentes e estimular o pensamento crítico dos alunos, o programa beneficiará 863 estudantes e 50 docentes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental nos municípios de Caiçara do Rio dos Ventos, Jandaíra, Jardim dos Angicos e Pedra Preta.

As ações começaram entre os dias 17 e 19 de março, e se estendem até 2027, contribuindo para a educação pública por meio da integração de tecnologia ao processo de ensino e aprendizagem. Durante os eventos de lançamento realizado nas escolas, foram entregues tablets, kits multimídia e gabinetes de recarga, que devem ser utilizados por professores e alunos nas atividades desenvolvidas ao longo do ano.

(mais…)

Continue lendoEscola da Energia beneficiará mais de 860 estudantes no Rio Grande do Norte

PSDB recebe filiação do deputado Taveira Júnior e reforça nominata para as eleições de 2026
Leia mais sobre o artigo PSDB recebe filiação do deputado Taveira Júnior e reforça nominata para as eleições de 2026
Foto: Divulgação

O deputado estadual Taveira Júnior passou a integrar oficialmente o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) na manhã desta quarta-feira (1º). A filiação foi conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e também presidente do PSDB no estado, Ezequiel Ferreira.

O ato contou com a presença do prefeito de Natal, Paulinho Freire, do presidente da Câmara de vereadores da capital, Ériko Jácome, do vereador Léo Souza, da deputada estadual Cristiane Dantas, do ex-vice-governador Fábio Dantas, entre outras lideranças.

Com forte atuação política na região metropolitana e raízes em Parnamirim, Taveira Júnior chega ao PSDB para fortalecer a nominata do partido nas eleições de 2026. A filiação representa um novo momento na trajetória do parlamentar, que segue ampliando alianças e consolidando seu espaço no cenário político do Rio Grande do Norte.

(mais…)

Continue lendoPSDB recebe filiação do deputado Taveira Júnior e reforça nominata para as eleições de 2026

 Operação Match Final: Casal suspeito de roubos e golpes contra gays e trans é preso em Natal
Leia mais sobre o artigo  Operação Match Final: Casal suspeito de roubos e golpes contra gays e trans é preso em Natal
Fotos: reprodução/PCRN

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu um casal investigado por aplicar golpes contra pessoas da comunidade LGBTQIAPN+, utilizando aplicativos de relacionamento como meio de aproximação das vítimas.

O esquema funcionava assim: o homem ganhava a confiança das vítimas, marcava encontros e as levava para locais previamente definidos. No local, as vítimas eram surpreendidas e obrigadas a realizar transferências via PIX, além de terem bens subtraídos.

Segundo relatos, os crimes eram praticados com uso de armas brancas e até arma de fogo. Além dos roubos, as vítimas também eram submetidas a extorsão e chantagem, sob ameaça de divulgação de dados pessoais e conteúdos íntimos.

(mais…)

Continue lendo Operação Match Final: Casal suspeito de roubos e golpes contra gays e trans é preso em Natal

Acidente na Rota do Sol deixa duas mulheres mortas e uma criança ferida
Leia mais sobre o artigo Acidente na Rota do Sol deixa duas mulheres mortas e uma criança ferida
Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV

Duas mulheres morreram em um acidente envolvendo dois veículos na Rota do Sol, entre Natal e Parnamirim, nesta quinta-feira (2). A informaççao é do g1RN

As vítimas foram identificadas como Kezia Karoliny Alves Tarquino, de 40 anos, e Carolina Xavier da Silveira, de 44.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a motorista do veículo T-Cross seguia no sentido Pium quando perdeu o controle do veículo e invadiu a pista contrária. O carro bateu de frente com um Citroen C3 que trafegava no sentido Ponta Negra.

(mais…)

Continue lendoAcidente na Rota do Sol deixa duas mulheres mortas e uma criança ferida

Eleições 2026: janela partidária termina nesta sexta-feira (3)
Leia mais sobre o artigo Eleições 2026: janela partidária termina nesta sexta-feira (3)
identidade visual da janela partidária - TSE

Termina nesta sexta-feira (3) o prazo da chamada janela partidária para as Eleições 2026. Aberto em 5 de março, o mecanismo permite que deputados federais, estaduais e distritais (no caso do Distrito Federal) mudem de legenda sem o risco de perda do mandato. 

Prevista no artigo 22-A da Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995), a regra estabelece um intervalo de 30 dias em anos eleitorais para a migração de parlamentares eleitos pelo sistema proporcional. 

A janela partidária serve para a reorganização das forças políticas antes das eleições deste ano, marcadas para 4 de outubro (1º turno). 

O instrumento somente beneficia neste ano deputados federais, estaduais e distritais. Os vereadores eleitos em 2024 não podem utilizar a janela de 2026, uma vez que não estão em fim de mandato.  

(mais…)

Continue lendoEleições 2026: janela partidária termina nesta sexta-feira (3)

Rafael Motta se filia ao PDT e partido passa a ter dois pré-candidatos ao Senado, mas só um vai compor com o PT
Leia mais sobre o artigo Rafael Motta se filia ao PDT e partido passa a ter dois pré-candidatos ao Senado, mas só um vai compor com o PT
Foto: reprodução/rede social

A filiação do ex-deputado federal Rafael Motta ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) acirrou a disputa interna da legenda pela candidatura ao Senado. Com sua chegada, o partido passa a ter dois pré-candidatos à vaga: Motta e o ex-senador Jean Paul Prates.

Em nota, o PDT informou que a definição sobre a candidatura — incluindo a possibilidade de composição como suplente — será feita internamente, com base em critérios políticos e eleitorais. A sigla destacou que o processo ocorrerá com “serenidade, responsabilidade e observância” das diretrizes partidárias.

Mesmo diante do cenário, o discurso público é de unidade. Jean Paul Prates afirmou que mantém sua pré-candidatura e avaliou que a entrada de Motta fortalece o partido. Segundo ele, a legenda deverá realizar consultas e pesquisas nas próximas semanas para orientar a decisão.

(mais…)

Continue lendoRafael Motta se filia ao PDT e partido passa a ter dois pré-candidatos ao Senado, mas só um vai compor com o PT

Ubaldo Fernandes oficializa filiação ao PV e confirma pré-candidatura à reeleição
Leia mais sobre o artigo Ubaldo Fernandes oficializa filiação ao PV e confirma pré-candidatura à reeleição
Foto: reprodução/rede social

O deputado estadual Ubaldo Fernandes oficializou sua filiação ao Partido Verde (PV) na quarta-feira (01), marcando uma nova fase em sua trajetória política.

A filiação ocorreu em reunião com o presidente estadual da sigla, Rivaldo Fernandes, indicando alinhamento estratégico para as eleições de 2026.

A entrada de Ubaldo fortalece a Federação Brasil da Esperança (PV/PT/PCdoB), que busca ampliar sua bancada na Assembleia Legislativa do RN nas próximas eleições.

(mais…)

Continue lendoUbaldo Fernandes oficializa filiação ao PV e confirma pré-candidatura à reeleição

Ultraleve faz pouso forçado em zona rural do interior do RN
Leia mais sobre o artigo Ultraleve faz pouso forçado em zona rural do interior do RN
Fotos: blog Adailton Amorim

Uma aeronave, do tipo ultraleve, precisou fazer um pouso forçado na zona rural da cidade de José da Penha, na Região Alto Oeste do Rio Grande do Norte. A aeronave estava com duas pessoas a bordo.

O piloto Marcos Filgueira contou que estava em um voo de instrução, tendo saído da cidade de Alexandria, com destino a Pau dos Ferros.

Segundo ele, o pouso forçado aconteceu por conta das condições climáticas e de uma alteração de rota feita pelo GPS. A informação é do blog Adailton Amorim

(mais…)

Continue lendoUltraleve faz pouso forçado em zona rural do interior do RN

PRF recupera dois veículos em menos de duas horas durante o início da Operação Semana Santa no RN
Leia mais sobre o artigo PRF recupera dois veículos em menos de duas horas durante o início da Operação Semana Santa no RN
Fotos: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou a Operação Semana Santa 2026 com resultados expressivos no combate à criminalidade. Na manhã desta quinta-feira (02), em um intervalo de menos de duas horas, as equipes interceptaram dois veículos com sinais de identificação adulterados em diferentes pontos da BR-101, na região metropolitana de Natal.

A primeira ocorrência foi registrada por volta das 10h40, no km 69 da BR-101, em Extremoz/RN. Durante fiscalização, os policiais localizaram uma motocicleta com indícios de adulteração nos sinais identificadores, estacionada em uma oficina às margens da rodovia. O proprietário, um homem de 52 anos, foi identificado e a ocorrência encaminhada à Delegacia de Plantão da Zona Norte, em Natal/RN.

Pouco depois, às 12h00, no km 105 da mesma rodovia, em Parnamirim/RN, a equipe realizou a segunda apreensão do dia. Durante a abordagem a um automóvel, os agentes constataram que os elementos de identificação apresentavam sinais de manipulação. O condutor, um homem de 56 anos, foi detido em flagrante e encaminhado, junto ao veículo, para a Delegacia de Polícia Civil de Plantão local.

(mais…)

Continue lendoPRF recupera dois veículos em menos de duas horas durante o início da Operação Semana Santa no RN

Comércio e Serviços sustentam emprego no RN em fevereiro
Leia mais sobre o artigo Comércio e Serviços sustentam emprego no RN em fevereiro
Foto: Fecomércio RN

Os setores de Comércio e Serviços voltaram a reagir em fevereiro e ajudaram a limitar o impacto da retração geral de 2.221 postos de trabalho formais fechados no Rio Grande do Norte no segundo mês do ano. A análise é do Instituto Fecomércio RN (IFC) com base nos dados do Novo Caged divulgados na terça-feira (31) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). 

O saldo negativo foi determinado principalmente pela Agropecuária, que fechou 2.152 vagas, e pela Indústria, com retração de 1.012 postos. Dentro desse movimento, pesaram especialmente as atividades de lavoura de melão, cultivo de cana-de-açúcar e fabricação de açúcar e álcool, em um cenário de sazonalidade e queda da safra. O setor sucroalcooleiro respondeu sozinho pelo fechamento de 1.673 vagas no estado. 

Na direção oposta, Comércio abriu 175 postos e Serviços, 861. Entre os destaques positivos do mês estiveram Educação, com 538 vagas, em razão do retorno às aulas, além de Alimentação (+152), Supermercados (+72) e Comércio de veículos (+47). Somados, Comércio, Serviços e Turismo abriram mais de mil postos de trabalho em fevereiro. 

(mais…)

Continue lendoComércio e Serviços sustentam emprego no RN em fevereiro

Prefeitura de Jandaíra promove distribuição de peixe e reforça apoio às famílias

A Prefeitura de Jandaíra, no Rio Grande do Norte, realizou a tradicional entrega do peixe da Semana Santa por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. A ação contemplou famílias em todo o município, garantindo um alimento essencial neste período religioso tão significativo.

A iniciativa tem como objetivo promover mais dignidade às famílias em situação de vulnerabilidade social, assegurando que possam vivenciar a Semana Santa com mais tranquilidade e respeito às tradições.

A distribuição foi organizada de forma a atender todas comunidades, reforçando o compromisso da gestão municipal com o bem-estar da população. O prefeito REginaldo Vitorino e o vice-preefeito Roberto, acompanharam e participaram da entrega.

“Realizamos a entrega do peixe com o objetivo de garantir que as famílias do nosso município tenham uma Semana Santa mais digna e especial. Seguimos trabalhando com compromisso e cuidado, levando ações que fazem a diferença na vida da população”, destacou o prefeito Reginaldo Vitorino.

(mais…)

Continue lendoPrefeitura de Jandaíra promove distribuição de peixe e reforça apoio às famílias

Hospital Onofre Lopes-UFRN/HU Brasil recruta voluntários para estudo sobre relação entre dor na mandíbula e zumbido

O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), da Rede HU Brasil, está recrutando voluntários para uma pesquisa que investiga a relação entre a Disfunção Temporomandibular (DTM) e o zumbido, condições que podem comprometer significativamente a qualidade de vida.

O estudo é desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sob orientação da professora Karyna Figueiredo Ribeiro, em parceria com o ambulatório especializado em zumbido do setor de Otorrinolaringologia do Huol/HU Brasil, coordenado pela professora Lidiane Ferreira. 

Segundo a pesquisadora, a motivação está na alta prevalência da DTM, que afeta cerca de 30% da população, especialmente adultos em idade produtiva. Além de dor na mandíbula, nas têmporas e na região do ouvido, a condição pode estar associada a dor de cabeça, desconforto cervical e zumbido, considerado um dos sintomas mais incapacitantes.

(mais…)

Continue lendoHospital Onofre Lopes-UFRN/HU Brasil recruta voluntários para estudo sobre relação entre dor na mandíbula e zumbido

Pedra Grande realiza tradicional distribuição do Peixe da Semana Santa e beneficia centenas de famílias
Leia mais sobre o artigo Pedra Grande realiza tradicional distribuição do Peixe da Semana Santa e beneficia centenas de famílias
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Mantendo uma tradição que já faz parte do calendário do município, o Governo de Pedra Grande promoveu mais uma edição da distribuição do Peixe da Semana Santa, levando alimento de qualidade à mesa de centenas de famílias.

Neste ano, quase três toneladas de atum foram entregues à população, por meio da atuação das equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMHAS), que organizaram toda a logística de distribuição.

A ação tem como objetivo garantir que as famílias pedragrandenses possam celebrar a Páscoa com dignidade, mantendo viva uma tradição cultural e religiosa importante para a comunidade.

O prefeito Pedro Henrique destacou a importância da ação para o município:
“Tem peixe bom de verdade na mesa do nosso povo e o coração cheio de gratidão e felicidade por poder proporcionar mais um ano essa entrega do Peixe da Semana Santa para todos os pedragrandenses.”

(mais…)

Continue lendoPedra Grande realiza tradicional distribuição do Peixe da Semana Santa e beneficia centenas de famílias

Nelter Queiroz assina ficha e chega ao Progressistas conduzido por Kleber Rodrigues
Leia mais sobre o artigo Nelter Queiroz assina ficha e chega ao Progressistas conduzido por Kleber Rodrigues
Foto: Divulgação

O deputado estadual Nelter Queiroz assinou a ficha de filiação ao Partido Progressistas (PP), encerrando um ciclo no PSDB e marcando uma nova fase em sua trajetória política. A movimentação reforça o crescimento do PP no Rio Grande do Norte e amplia a bancada do partido na Assembleia Legislativa estadual.

A filiação foi conduzida pelo deputado estadual Kleber Rodrigues, uma das principais lideranças do Progressistas no estado e nome central na articulação política do partido no RN.

A chegada de Nelter Queiroz ao PP é tratada como um reforço estratégico para a legenda, que segue ampliando sua influência no cenário político potiguar.

(mais…)

Continue lendoNelter Queiroz assina ficha e chega ao Progressistas conduzido por Kleber Rodrigues

Mestrado em saúde da mulher da Maternidade Januário Cicco -MEJC-UFRN promove ação de prevenção ao câncer do colo do útero em comunidades quilombolas
Leia mais sobre o artigo Mestrado em saúde da mulher da Maternidade Januário Cicco -MEJC-UFRN promove ação de prevenção ao câncer do colo do útero em comunidades quilombolas
Foto: Divulgação

No mês marcado pela campanha Março Lilás, de conscientização e prevenção do câncer do colo do útero, a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN), vinculada à Rede HU Brasil, realizou uma ação estratégica de saúde pública. Na penúltima semana do mês, dia 23, a instituição levou atendimento especializado às comunidades quilombolas Moita Verde, em Parnamirim, e Capoeiras, em Macaíba.

A atividade foi viabilizada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde da Mulher (PPgCASM) da UFRN, com campo de atuação na Mejc. O objetivo central da iniciativa é a implementação da autocoleta para o teste de HPV, uma estratégia inovadora que visa reduzir a mortalidade por câncer de colo de útero, especialmente entre mulheres negras e quilombolas.

De acordo com a coordenadora do PPgCASM, Janaína Crispim, a escolha do público-alvo é estratégica para combater disparidades históricas na saúde. “O tema central são mulheres negras e pardas, população que apresenta maiores taxas de incidência e mortalidade por esse tipo de câncer no país”, explicou.

(mais…)

Continue lendoMestrado em saúde da mulher da Maternidade Januário Cicco -MEJC-UFRN promove ação de prevenção ao câncer do colo do útero em comunidades quilombolas

Tecnologia da usina solar do Aeroporto de Natal reaproveita fresa da pista do terminal e amplia geração de energia
Leia mais sobre o artigo Tecnologia da usina solar do Aeroporto de Natal reaproveita fresa da pista do terminal e amplia geração de energia
Foto: Divulgação

Em construção desde novembro, a Usina Solar do Aeroporto de Natal, em São Gonçalo do Amarante, incorporou princípios de engenharia sustentável e economia circular ao reaproveitar aproximadamente 11.000 m³ de fresa de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente). 

O material é resultante da fresagem do pavimento asfáltico, composto por fragmentos de asfalto e agregados provenientes do processo de manutenção da pista realizado em 2017. Este material, normalmente descartado, está sendo aplicado na regularização e estabilização do solo da área destinada ao sistema fotovoltaico, reduzindo a necessidade de utilização de novos recursos naturais. 

A solução contribui diretamente para melhorar a uniformidade e a capacidade de refletir a luz do solo, características essenciais para aumentar a eficiência dos módulos bifaciais instalados no empreendimento, que captam radiação tanto pela face frontal quanto pela traseira.

(mais…)

Continue lendoTecnologia da usina solar do Aeroporto de Natal reaproveita fresa da pista do terminal e amplia geração de energia

Prefeitura de Poço Branco realiza entrega do peixe da Semana Santa e mantém tradição no município
Leia mais sobre o artigo Prefeitura de Poço Branco realiza entrega do peixe da Semana Santa e mantém tradição no município
Foto: reprodução/rede social

Foto: reprodução/rede social

A Prefeitura de Poço Branco, no Rio Grande do Norte, realizou mais uma edição da tradicional entrega do peixe da Semana Santa, reforçando o compromisso com as famílias em situação de vulnerabilidade social no município.

A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, que organizou a distribuição dos alimentos de forma prática e acessível, com entregas realizadas diretamente nas residências dos beneficiários. A iniciativa busca garantir que o alimento chegue à mesa de quem mais precisa, especialmente em um período de grande significado religioso e cultural.

Além de preservar uma tradição que atravessa gerações, a gestão municipal destaca o cuidado com a população e o cumprimento de compromissos sociais. A distribuição do peixe durante a Semana Santa é um gesto simbólico que representa solidariedade e atenção às necessidades básicas das famílias atendidas.

(mais…)

Continue lendoPrefeitura de Poço Branco realiza entrega do peixe da Semana Santa e mantém tradição no município

Governadora visita obras de recuperação de rodovias em Assú e Macau 
Leia mais sobre o artigo Governadora visita obras de recuperação de rodovias em Assú e Macau 
Foto: Assecom RN

Cumprindo agenda na região Central do Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra visitou obras em três trechos rodoviários diferentes nesta quarta-feira (1°). O primeiro compromisso aconteceu em Assú, onde ela viu de perto o serviço adiantado de recuperação de 34 quilômetros da RN-016, um importante trecho de interligação com a cidade de Carnaubais, partindo do entroncamento com a BR-304.

“Aqui estamos nós celebrando mais uma RN sendo recuperada, e essa já em fase de conclusão. Falo desse trecho de 34 quilômetros da RN-016, muito importante para a região do Vale do Açu, e que está sendo completamente reconstruído”, comemorou a governadora Fátima Bezerra.

A visita contou com a participação da diretora geral do Departamento de Estrada de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER-RN), Natécia Nunes, que falou sobre o investimento e os serviços que faltam ser concluídos.

(mais…)

Continue lendoGovernadora visita obras de recuperação de rodovias em Assú e Macau 

PRF alerta para riscos de ultrapassagens proibidas durante a Operação Semana Santa no RN
Leia mais sobre o artigo PRF alerta para riscos de ultrapassagens proibidas durante a Operação Semana Santa no RN
Foto: PRF

Polícia Rodoviária Federal (PRF) alerta os motoristas para os riscos das ultrapassagens proibidas nas rodovias federais que cortam o Rio Grande do Norte durante a Operação Semana Santa, realizada entre os dias 2 e 5 de abril.

Entre janeiro e março de 2026, foram registradas 1.270 infrações por ultrapassagens indevidas no estado. No mesmo período, esse tipo de conduta esteve associado a nove sinistros de trânsito, que deixaram 15 pessoas feridas.

Embora os dados de 2026 ainda sejam parciais, o cenário recente mantém o alerta. O número de autuações por ultrapassagens proibidas vem apresentando queda nos últimos anos, passando de 7.131 em 2023 para 5.340 em 2025.

(mais…)

Continue lendoPRF alerta para riscos de ultrapassagens proibidas durante a Operação Semana Santa no RN