Inaugurado no final de dezembro de 2024, o Hospital Municipal de Natal inicia mais um ano sem atender a população.
Localizado na Avenida Omar O’Grady, próximo à UPA de Cidade Satélite, o equipamento ainda não está em operação e, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a previsão é que comece a receber pacientes apenas até o fim de abril de 2026.
De acordo com a Prefeitura de Natal, a primeira etapa da obra recebeu um investimento de aproximadamente R$ 140 milhões, provenientes de emendas parlamentares e recursos do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. Mesmo com a inauguração simbólica, a unidade ainda não está completamente finalizada.
Em novembro, durante uma reunião com a bancada federal, o Executivo municipal solicitou a destinação de mais R$ 110 milhões para viabilizar a conclusão total da obra e a estrutura necessária para o funcionamento do hospital.
Quando estiver plenamente concluído, o Hospital Municipal de Natal deverá contar com 266 leitos de internação, incluindo 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A estrutura de UTIs será dividida entre UTI adulta geral (20 leitos), neonatal (10 leitos) e pediátrica (10 leitos). Além disso, o hospital contará com 10 leitos PPP, destinados a pacientes de pré-parto, parto e pós-parto.
A expectativa é que a unidade ajude a desafogar a rede pública de saúde da capital potiguar, mas, até lá, a população segue aguardando a efetiva entrega e funcionamento do hospital.
Com informações da AgÊncia Saiba Mais
