Meta mais uma vez ultrapassada! A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o Ministério da Saúde realizaram o maior mutirão de exames, consultas e cirurgias da história do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. No terceiro “Dia E: Ebserh em Ação” de 2025, foram 54.068 consultas, cirurgias, exames e procedimentos especializados em um único dia nos hospitais.
Desse montante, o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN) e o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB-UFRN) realizaram, juntos, 1.078 exames, 96 cirurgias e 71 consultas no dia 13 de dezembro.
A ação trouxe alívio para quem aguardava há anos por um procedimento. Maria de Fátima Siqueira, que veio da cidade de Macau, interior do Rio Grande do Norte, para ser atendida no Huol, e realizou uma cirurgia para retirada de pedra na vesícula. O problema foi detectado em 2013, mas condições, como diabetes, precisaram ser controladas antes da operação. “Eu acredito que nenhum outro país tenha um atendimento público como o nosso. Então, parabéns ao SUS”, disse a paciente.
O Huol realizou 181 exames e 53 cirurgias. De acordo com a superintendente do hospital, Eliane Pereira, o mutirão buscou reduzir filas, fornecer à população mais atendimento e treinar especialistas. “Isso foi possível graças à integração entre os Ministérios da Saúde e da Educação, a Ebserh e os hospitais universitários de todo o país”, destacou.
A MEJC realizou 30 exames de mamografia, 15 ultrassonografias mamárias e 15 ultrassonografias transvaginais. Para a paciente Iaraçã Queiroz, que veio da cidade de Riachuelo, a 70 km de Natal, a ação fez a diferença. Ela aguardava desde agosto por uma ultrassonografia mamária.
“Meu município é pequeno e não tem a realização de um mutirão como esse. Parabenizo a iniciativa, pois essa é uma ação muito importante para nós mulheres cuidarmos da saúde”, enfatizou. O gerente de Atenção à Saúde da MEJC, Marcelo Lorençato, celebrou a participação da unidade. “É com muito prazer que a maternidade participa do mutirão, por meio da realização de exames para mulheres, procurando cada vez mais zerar as filas do SUS”, reforçou.
Em Santa Cruz, o HUAB realizou 71 consultas, 837 exames e 43 cirurgias. O mutirão significou o fim de uma longa espera para centenas de pacientes. Jaciara da Silva Camilo, que viajou da cidade de Barcelona para ser atendida no HUAB, realizou uma cirurgia de histerectomia que aguardava há quatro anos. “Fui uma das contempladas para fazer a minha tão esperada cirurgia e acabar com todo esse sofrimento. Quero deixar o meu muito obrigada a essas pessoas”, relatou a paciente.
A gerente de Atenção à Saúde do HUAB, Flavia Soares, ressaltou que o foco da ação foi ampliar o acesso e reduzir as filas por procedimentos eletivos. “É o SUS mostrando a sua força, provando que está cada vez mais próximo da população, na perspectiva de cumprir o que ele preconiza: equidade, integralidade e universalidade”, enfatizou.
Segundo Arthur Chioro, presidente da Ebserh, “foi mais uma oportunidade de garantia de acesso às pessoas que esperam há muito tempo nas filas e, ao mesmo tempo, de aprimoramento dos nossos estudantes e profissionais, afinal de contas, somos hospitais universitários e temos compromisso com o SUS e com o ensino”.
Fonte: UFRN

