IPEM/RN fortalece fiscalização com novos equipamentos, incluindo balanças de precisão para laboratório e campo
No momento, você está visualizando IPEM/RN fortalece fiscalização com novos equipamentos, incluindo balanças de precisão para laboratório e campo
Foto: IPEM RN/Divulgação

O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) deu um importante passo para modernizar e ampliar a capacidade de atuação do seu Laboratório de Pré-embalados.

O setor recebeu um conjunto de novos equipamentos, realizou a calibração de seus instrumentos e, em um investimento estratégico, adquiriu duas novas balanças de precisão que atuarão no laboratório e em operações de campo. Todas as aquisições e serviços foram realizados com recursos provenientes de convênio com o Inmetro.

Para as atividades internas do laboratório, foram adquiridos novos freezers, um termômetro digital, um cronômetro e um termo-higrômetro.

Além disso, instrumentos fundamentais como trenas, réguas, paquímetro e picnômetro passaram por calibração para garantir sua exatidão. Uma balança de precisão existente também foi reparada e retornou ao quadro de equipamentos ativos.

O grande destaque, porém, fica por conta da aquisição de duas balanças de precisão. Uma delas será utilizada exclusivamente no laboratório, aprimorando a análise de produtos. A outra terá caráter portátil e será destinada a ações fiscais diretas no campo, permitindo verificações in loco com alto grau de confiabilidade.

O diretor-geral do Ipem-RN, Itamar Ciríaco, destacou que com as aquisições será possível reforçar a fiscalização no setor de pré-embalados e assim atender a uma orientação do Governo do Estado. “Esta modernização do nosso laboratório vai além de uma simples atualização tecnológica. É uma resposta direta à solicitação da governadora Fátima Bezerra para fortalecer a defesa do consumidor potiguar. Os produtos pré-medidos estão no dia a dia da população, e assegurar que a quantidade declarada na embalagem é a efetivamente entregue é um direito básico. Com esses novos equipamentos, damos mais um passo concreto para garantir relações de consumo mais justas e transparentes em todo o RN”, afirmou.

Na mesma linha, a Chefe do Setor de Pré-embalados do IPEM/RN, Rosângela Ramalho, explicou o ganho operacional. “A chegada desses equipamentos, em especial as duas novas balanças de precisão, é um divisor de águas para o nosso trabalho. Elas nos permitirão realizar verificações ainda mais rigorosas e ágeis, tanto no laboratório quanto diretamente nos estabelecimentos comerciais. Este investimento, viabilizado pelo convênio com o Inmetro, representa um grande ganho e nos permitirá reforçar a fiscalização de produtos pré-medidos, garantindo mais segurança para o consumidor e a confirmação de que os produtos estão sendo comercializados dentro das normas da legislação metrológica.”

O Setor de Pré-embalados atua na fiscalização de produtos embalados sem a presença do consumidor. As verificações consistem em medir o produto com e sem a embalagem, para confirmar se a quantidade declarada no rótulo corresponde ao conteúdo real.

Deixe um comentário