As histórias de São Miguel do Gostoso e do mundo, narradas sob o olhar do jornalista potiguar Emanuel Neri, são o tema central do livro “Por Trás Daquele Olhar”. A obra, que é um perfil de Neri, será lançada no próximo dia 22 de novembro, às 17h, integrando a programação da 12ª Mostra de Cinema de Gostoso.
O livro é de autoria da escritora paulista Cristina Ramalho, que atualmente reside na Espanha. O evento de lançamento acontecerá na Galeria Sol da Meia Noite, localizada na Av. dos Arrecifes, 2454, um importante espaço de arte em São Miguel do Gostoso.
Nascido em São Miguel do Gostoso, Emanuel Neri construiu uma sólida carreira no jornalismo, trabalhando em veículos de grande importância nacional após sua mudança para São Paulo, como: Folha de S. Paulo; O Estado de S. Paulo e Revista Veja.
O livro “Por Trás Daquele Olhar” é um mergulho nas experiências e descobertas do jornalista, abrangendo desde sua infância em São Miguel do Gostoso e sua passagem por Natal, onde cursou Jornalismo, até suas vivências em coberturas políticas no Brasil e como correspondente no exterior.
A obra também destaca a Galeria Sol da Meia Noite, espaço de arte criado por Neri. Com um pavilhão de exposições e esculturas dispostas em seus jardins de 10 mil m², a galeria se estabeleceu como um dos mais relevantes espaços de arte e cultura do Rio Grande do Norte.
Emanuel Neri compartilha sua paixão: “Sou um contador de histórias e o livro reflete toda esta trajetória, como jornalista, e pela grande paixão de descobrir e contar histórias,” diz Neri. Ele acrescenta que “Parte das histórias de Gostoso, do RN e do país, bem como saborosas descobertas, feitas a partir desta experiência, pessoal e jornalística, estão neste livro.”
Para a escritora Cristina Ramalho, cada capítulo da obra funciona como “uma espécie de crônica”, detalhando “algumas das muitas coisas” realizadas pelo jornalista. O livro aborda desde entrevistas com líderes políticos do Brasil e do exterior, até se configurar como “um convite para ver outras belezas e, quem sabe, como o próprio Neri, encontrar novas vocações.”

