Hospital da Ebserh desenvolve diagnóstico inédito e rápido de câncer infantil

Agência Gov | via Ebserh

Foto: Divulgação

No Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CH-UFRJ), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o Núcleo Transdisciplinar de Investigação em Saúde da Criança e do Adolescente, vinculado ao Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), vem encurtando o tempo de espera por resultados que podem salvar vidas.

O diferencial mais recente e de maior impacto é o método pioneiro de diagnóstico rápido para tumores sólidos pediátricos, uma inovação desenvolvida no próprio IPPMG, patenteada em 2020 e atualmente aplicada em sete países.

A nova técnica, baseada em citometria de fluxo, reduz drasticamente o tempo de diagnóstico desses tumores, passando de cerca de 20 dias (média da análise histopatológica tradicional) para apenas um dia.

“Se a criança é operada pela manhã, o resultado do exame fica pronto no mesmo dia. Isso faz uma diferença monstruosa para quem está em situação crítica”, destacou a professora Elaine Sobral da Costa, coordenadora do espaço. A trajetória até esse avanço envolveu um esforço coletivo de pesquisadores da UFRJ e de outras instituições, reunidos no EuroFlow Consortium, um consórcio internacional que inclui centros de pesquisa de diversos países europeus.

Fundado em 2009, O IPPMG integra ensino, pesquisa e assistência, oferecendo exames de alta complexidade para o Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta central do Núcleo é aproximar a pesquisa da realidade clínica, desenvolvendo métodos diagnósticos inovadores e mais ágeis, com impacto direto na vida de crianças e adolescentes.

Segundo Elaine, o trabalho alia diagnóstico laboratorial, pesquisa translacional e formação de profissionais. “Todos os diagnósticos mais complexos do hospital passam por aqui. Também desenvolvemos novos métodos diagnósticos e formas de avaliação prognóstica, para antecipar se o paciente vai evoluir bem ou mal e ajustar o tratamento”, explicou.

Fonte: Agência Gov | via Ebserh

Deixe um comentário