Luiza Erundina (PSOL) acaba de acrescentar mais um capítulo à sua longa trajetória na política brasileira.
Aos 91 anos, a assistente social foi eleita deputada estadual por São Paulo e se tornou a pessoa mais velha a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
Ela recebeu 169.567 votos, ficando entre os candidatos mais votados, e assumirá o mandato em 2027. Com informações do portal pb24horas
Antes mesmo de completar 92 anos, em 30 de novembro, Erundina já ultrapassou Eduardo Suplicy (PT) como o parlamentar mais velho da história recente da Alesp.
Da Paraíba para São Paulo
Natural de Uiraúna, no sertão da Paraíba, Luiza Erundina é formada em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e possui mestrado em Ciências Sociais, concluído após sua mudança para São Paulo.
Ela chegou à capital paulista no início da década de 1970, durante o regime militar, após enfrentar perseguição política por sua atuação contra a ditadura. Em São Paulo, deu continuidade à militância política e construiu uma carreira marcada pela atuação em diferentes cargos públicos.
Erundina foi eleita sete vezes deputada federal. Também disputou a Prefeitura de São Paulo em diferentes ocasiões e, em 1985, foi candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada por Eduardo Suplicy. A dupla terminou a eleição em terceiro lugar.
A nova eleição para a Alesp amplia uma trajetória iniciada ainda durante o período da ditadura militar e consolidada ao longo de décadas de participação na vida pública brasileira. Aos 91 anos, Erundina retorna ao Legislativo paulista para um novo mandato, mantendo-se como uma das figuras mais longevas da política institucional do país.
Com informações do portal pb24horas

