O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN) publicou, na última sexta-feira (23), o regulamento da etapa estadual do Prêmio MPT na Escola de 2026.
A iniciativa, que tem como slogan “A escola no combate ao trabalho infantil”, premiará os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos das escolas públicas que participam do Projeto MPT na Escola no estado do RN.
A etapa estadual do concurso será dividida em dois grupos e receberá inscrições em quatro categorias: conto, poesia, música e desenho.
O primeiro grupo de trabalho reunirá alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental, com produções sobre trabalho infantil. Já o segundo grupo contemplará estudantes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental e abordará o tema “aprendizagem profissional/profissionalização do adolescente”.
Para a realização dos trabalhos, é recomendada a utilização dos materiais pedagógicos confeccionados e disponibilizados gratuitamente pelo MPT sobre cada temática (disponíveis no regulamento). Os alunos podem destacar um ou mais aspectos do tema na sua produção, como as causas, consequências, políticas públicas de prevenção e repressão.
Poderão participar do prêmio os alunos das escolas que executam o Projeto MPT na Escola, indicadas após adesão das secretarias municipais e das diretorias regionais de educação. O período de adesão se inicia em 23/02 e vai até 23/03. Clique aqui para acessar o cronograma completo do MPT na Escola 2026.
Os trabalhos que conquistarem o 1º lugar em cada categoria do prêmio na etapa estadual serão inscritos na etapa nacional.
Clique aqui para acessar o Regulamento Estadual do Prêmio MPT na Escola 2026 e aqui para acessar a ficha de adesão dos municípios e Direcs.
Prêmio MPT na Escola 2026
O Prêmio MPT na Escola 2026 é projeto estratégico integrante do Programa Resgate a Infância, da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) do MPT.
A iniciativa tem como objetivo levar as temáticas do trabalho infantil e da aprendizagem profissional para a sociedade, por meio da comunidade escolar, transformando os profissionais da educação em multiplicadores do conhecimento sobre esses assuntos.
Fonte: MPT-RN

