Programa de qualificação do governo do RN fortalece economia no interior do Estado
No momento, você está visualizando Programa de qualificação do governo do RN fortalece economia no interior do Estado
Foto: Foto: Carmem Felix

Quarenta moradores do município de Jandaíra concluíram nesta quarta-feira (03) o curso de formação do programa Costura + RN e receberam o certificado em solenidade com a presença da governadora Fátima Bezerra, do prefeito Reginaldo Vitorino e da ex-prefeita Marina Marinho.

A aposentada Antônia Batista, 72 anos, é uma delas. Mesmo com a experiência adquirida ao longo dos anos, ela disse que aprendeu muito no curso que fez. Gizélia Lira é outra concluinte do curso.

As duas disseram que não têm como meta ganhar dinheiro com a costura, mas aprimorar a qualidade do trabalho que realizam no âmbito familiar.

Cileide Bezerra da Paz quer ir além. No final da solenidade, ela assinou contrato de financiamento com a Agência Desenvolve RN – antiga AGN – para comprar máquina e o material de costura. Nessa linha de crédito, o tomador do empréstimo tem quatro meses de carência e dois anos para quitar o débito, sem juros, caso o pagamento seja feito em dia.

A governadora Fátima Bezerra explicou que o Costura + RN tem a ver com a vocação do Rio Grande do Norte para a indústria têxtil, citando a Guararapes, que emprega mais de 10 mil pessoas na unidade de Extremoz, a maioria mulheres. “O programa proporciona oportunidade da mulher se capacitar, especializar para buscar sua dignidade, sua autonomia. Vocês não só aprenderam a costurar, mas a se reinventar e ter coragem de começar algo novo, acreditando que a partir de agora, um novo tempo irá começar”.

Foto: Carmem Felix

Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Allan Silveira informou que o RN tem 110 oficinas têxteis, criando emprego e renda para cerca de 4 mil pessoas. “Este programa vem levando qualificação e capacitação na área da costura, promovendo o empoderamento feminino e, claro, trazendo para os municípios o potencial para que as pessoas possam estar investindo no seu próprio negócio”.

Para a titular da Secretaria Municipal das Mulheres, Nayara de Souza Bilro, o Costura + RN “trouxe esse presente para as mulheres de Jandaíra, que é a possibilidade de inclusão produtiva, de autonomia econômica. Tivemos mulheres saindo do curso com a ideia de não só empreender, mas também serem inseridas no mercado de trabalho, e como elas mesmas disseram, não foi uma terapia, mas foi extremamente terapêutica a convivência proporcionada pelo programa”.

TRANSFORMAÇÃO

Falando em nome dos concluintes, a representante da Associação de Costureiras de Jandaíra, Maria das Graças Maciel (Dona Neném), afirmou que o curso representa mais do que uma habilidade prática. “Representa autonomia, capacidade de transformar ideias em realidades. Estamos aqui para celebrar algo que vai muito além de linhas, agulhas e tecidos. Estamos aqui para celebrar dedicações, criatividade e coragem de aprender algo novo”.

Desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Indústria (Senai) e prefeituras locais, o Costura + RN, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento (Sedec), é um programa do Governo do Rio Grande do Norte que oferece qualificação em oficinas de costura e empreendedorismo, além de assegurar crédito facilitado para a aquisição de máquinas aos microempreendedores capacitados, com acompanhamento de políticas de assistência social. A expectativa é que sejam formados 1.800 alunas e alunos.

Com 40% da população vivendo na área rural, a economia do município gira em torno da fruticultura, meliponicultura, da atividade da agricultura familiar e, de uns tempo para cá, da produção de energia nos parques eólicos. Mas a prefeitura trabalha para ampliar os horizontes da economia municipal. “Esse programa de costura é uma oportunidade de melhorar a renda da população. É uma renda extra que as mulheres poderão ter para complementar o orçamento familiar e isso é importante numa cidade tão pequena como Jandaíra”.

“Essa ação fortalece o desenvolvimento não só de Jandaíra, mas de toda a região do Mato Grande, permitindo às pessoas acessarem outras cadeias produtivas, entrarem no mercado de trabalho, sobretudo para as mulheres”, definiu a ex-prefeita Marina Marinho, ao comentar os impactos positivos do Costura + RN na economia municipal.

Fonte:Assecom RN

Deixe um comentário