Audiência pública discute criação do Monumento Natural Cajueiro de Pirangi
No momento, você está visualizando Audiência pública discute criação do Monumento Natural Cajueiro de Pirangi
Foto: João Vital

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), realizou nesta terça-feira (25) a audiência pública para apresentação e discussão da proposta de criação da Unidade de Conservação Estadual Monumento Natural Cajueiro de Pirangi (MONACaju).

O evento ocorreu na Câmara Municipal de Parnamirim, reunindo representantes da Procuradoria do Estado, entre eles a procuradora Marjorie Madruga, além de representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal e da sociedade civil.

A reunião, promovida pela Unidade de Gestão da Biodiversidade (UGBio/Idema), teve como objetivo debater a proposta técnica que fundamenta a criação da nova Unidade de Conservação, proporcionando diálogo com instituições públicas, organizações da sociedade civil, setores produtivos e demais interessados.

O encontro foi presidido por representantes do Idema e contou com a participação de autoridades estaduais e municipais.

O Monumento Natural Cajueiro de Pirangi tem como finalidade garantir a proteção oficial de uma das maiores árvores frutíferas do mundo, reconhecida como patrimônio natural, cultural e turístico do Rio Grande do Norte. A criação da Unidade de Conservação reforça o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental, assegurando a conservação da biodiversidade e do valor paisagístico do local.

Durante a audiência, a equipe técnica da UGBio apresentou o estudo que sustenta a proposta de criação do MONACaju. O público teve a oportunidade de fazer perguntas e registrar contribuições, que passarão a integrar o processo oficial de instituição da Unidade de Conservação.

A coordenadora da UGBio, Iracy Wanderley, destacou a importância da medida, o Cajueiro de Pirangi é um patrimônio natural que representa a riqueza ambiental e cultural do nosso estado. “Transformá-lo em Unidade de Conservação é garantir sua proteção para as próximas gerações.” 

Para o diretor técnico do Idema, Thales Dantas, “A audiência pública é uma etapa essencial do processo. Com as contribuições da sociedade e das instituições presentes, seguimos para o próximo passo, a formalização da Unidade de Conservação por meio de decreto de criação da governadora Fátima Bezerra, que deverá ser publicado no Diário Oficial em breve.”

Com a criação do Monumento Natural, o Cajueiro de Pirangi passa a ser oficialmente protegido dentro da Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). “É um avanço significativo para a preservação desse patrimônio único do Rio Grande do Norte”, destacou o diretor técnico.

Deixe um comentário