Turnê “Trilhas de Cinema” da Filarmônica UFRN leva emoção das telonas a São Miguel do Gostoso
Imagem: Divulgação

Com sua atmosfera rústica, praias paradisíacas e céus de pôr do sol inesquecíveis, São Miguel do Gostoso não é apenas destino turístico, mas também porto de chegada para iniciativas culturais transformadoras.

No próximo dia 26 de setembro, às 19h, o Ginásio Poliesportivo João Guardiano Bezerra Júnior vai exalar musicalidade e cinema .

O município recebe o espetáculo “Trilhas de Cinema”, da Filarmônica UFRN, que transforma temas de grandes filmes em uma envolvente experiência sinfônica. A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos a partir de 1 hora antes da apresentação, no local.

No repertório, obras icônicas que marcaram gerações nas telas do cinema e da televisão, como Star Wars, O Rei Leão, Game of Thrones, Piratas do Caribe e Indiana Jones, prometem emocionar o público e transformar a noite em um verdadeiro espetáculo de som e imagem.

“Nosso trabalho vai além do palco, ele tem um caráter educativo. A música atua como uma conexão, um caminho direto para o que há de mais humano e transformador em cada pessoa. Levamos arte, mas também descobrimos histórias e revelamos talentos pelos lugares por onde passamos”, destaca o maestro André Muniz, regente da Filarmônica UFRN.

Oficinas “Sons Interiores” fortalecem formação musical no interior

A turnê “Trilhas de Cinema” carrega consigo uma proposta social e educativa: as oficinas gratuitas “Sons Interiores”, que integram a programação em cada cidade visitada. Em São Miguel do Gostoso, haverá concertos didáticos que acontecem nos dias 24 e 25 de setembro, nas escolas municipais Cel. Zuza Torres e Prof. Ana Ribeiro Barbosa – nos turnos matutinos e vespertinos em cada escola. 

A produtora da Filarmônica, Fernanda Ferreira, comenta sobre os impactos socioeducativos de ações como essas. “Criar novos públicos, ouvintes da música de concerto é democratizar o acesso à cultura, que fomenta o desenvolvimento humano, mas também criar mercados para os músicos que são formados em nossa Orquestra e que alimentam as estruturas da  Economia Criativa”.

Com apoio do Ministério Público do Trabalho no RN (MPT-RN), que destinou R$ 316,7 mil ao projeto, as oficinas oferecem capacitação técnica, masterclasses com músicos da orquestra e intercâmbio artístico com instituições locais, como bandas e escolas de música. A iniciativa visa qualificar talentos e gerar oportunidades reais de trabalho no setor musical, especialmente em comunidades com pouco acesso à formação especializada.

Deixe um comentário