Ministério Público aponta fraude em candidaturas do PL em Pureza
Fotos: reprodução/blogturbonews

O Ministério Público Eleitoral (MPE) emitiu parecer favorável à procedência de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que apura a suposta utilização de candidaturas laranjas pelo Partido Liberal (PL) nas eleições municipais de 2024, em Pureza/RN.

De acordo com a acusação, três candidatos teriam registrado suas candidaturas apenas para cumprir a cota legal, sem a intenção real de disputar o pleito. O pedido do MPE inclui a cassação de todos os candidatos do partido e a declaração de inelegibilidade dos envolvidos por oito anos.

O parecer, assinado pela promotora eleitoral Izabel Cristina Pinheiro, apontou três indícios que reforçam a suspeita de fraude:
• Votação inexpressiva: Michelle de Freitas Silva e Lucivânio Cirilo de Medeiros receberam apenas 11 votos cada, enquanto Luiz Carlos Martinez obteve apenas 2;
• Prestação de contas padronizada: os três apresentaram registros semelhantes, com despesas concentradas em materiais gráficos adquiridos às vésperas do pleito;
• Ausência de campanha efetiva: não houve engajamento dos candidatos em atividades eleitorais.

O caso será julgado pela juíza da 46ª Zona Eleitoral de Ceará-Mirim. Caso a ação seja considerada procedente, poderá ocorrer a cassação coletiva da chapa proporcional do PL em Pureza, o que pode alterar a atual composição da Câmara Municipal.

Fonte: blogturbonews

Deixe um comentário