Maternidade Escola Januário Cicco lança primeira Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica da instituição
No momento, você está visualizando Maternidade Escola Januário Cicco lança primeira Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica da instituição
Foto: Divulgação

A Maternidade Escola Januário Cicco (Mejc-UFRN), vinculada à HU Brasil, realizou no último dia 14 uma reunião científica, administrativa e cultural no Anfiteatro Professor Leide Morais.

O encontro, promovido em alusão à Semana de Enfermagem, marcou o lançamento oficial da primeira Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica da instituição e a apresentação das primeiras profissionais residentes que ingressaram no programa. 

O curso tem duração de dois anos, com dedicação exclusiva em uma carga horária de 60 horas semanais, oferecendo duas vagas anuais. Enquanto o eixo teórico é realizado também com o Programa de Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia, estimulando uma visão interprofissional entre a enfermeira obstetra e o médico obstetra, a prática adota uma dinâmica de cooperação em rede. 

Como a Mejc é uma maternidade de referência em alta complexidade, os estágios serão realizados na própria instituição e em outras maternidades parceiras do município de Natal e do Estado do Rio Grande do Norte, onde se concentram os partos de risco habitual (baixo risco). 

Impacto na assistência materno-infantil

De acordo com a coordenadora da residência, a enfermeira Monalisa Soares, a chegada do programa trará benefícios diretos para a instituição e para as gestantes de todo o estado. “Além de fortalecer a integração entre ensino e serviço, aproximando residentes e profissionais no processo de formação e cuidado, a residência contribui para a qualificação da assistência obstétrica e neonatal, por meio de práticas de cuidado mais seguras, humanizadas e baseadas em evidências”, enfatizou a coordenadora. 

Vivência prática e humanização

Para as primeiras residentes que ingressaram no curso, a atuação diária nos setores da maternidade já tem gerado impactos profundos. Anne Oliveira, uma das duas profissionais selecionadas, compartilhou o entusiasmo com a qualidade do corpo docente e a generosidade dos preceptores da instituição. 

“Assumo o compromisso de aproveitar todas as experiências para me tornar uma profissional tão competente quanto os profissionais que conheci aqui. Tenho vivido a arte de estar ao lado, de acolher e de proteger a autonomia da mulher em um momento tão único como o parto”, destacou a residente. 

Por Paulina Oliveira /Coordenadoria de Comunicação Social da HU Brasil  

Deixe um comentário