Fátima Bezerra acaba de anunciar que desiste de disputar o cargo de Senadora e permanecerá como Governadora até o final do mandato 
No momento, você está visualizando Fátima Bezerra acaba de anunciar que desiste de disputar o cargo de Senadora e permanecerá como Governadora até o final do mandato 
Foto: reprodução/redes sociais

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), não vai concorrer ao Senado federal, como era planejado. Ela cumprirá seu mandato até o final. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (17) e chega após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e com o presidente nacional do PT, Edinho Silva. 

Na reunião em Brasília, Lula teria pedido a Fátima Bezerra que permanecesse no mandato. E que numa eventual reeleição, ela teria um espaço no governo federal., a partir de janeiro de 2027. Outro pedido de Lula foi que o PT local priorizasse a candidatura de Cadu Xavier ao governo do RN. 

Com a desistência de Fátima Bezerra, o PT deve apostar na candidatura de Samanda Alves ou Thabatta Pimenta. Há ainda uma possibilidade de Natália Bonavides concorrer, mas ela tem afirmado publicamente que é candidata à reeleição. 

Antes de anunciar sua desistência, Fátima Bezerra manteve até onde pode a candidatura ao Senado. Em diferentes ocasiões afirmou que seria candidata e que isso faria parte de um plano nacional para eleger uma boa bancada de senadores de esquerda e aliados. 

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), anunciou nesta terça-feira (17) que não será candidata ao Senado Federal nas eleições de 2026. Com a decisão, ela permanecerá no cargo até o fim do mandato.

O anúncio foi feito após reunião em Brasília com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o presidente nacional do PT, Edinho Silva. Segundo interlocutores, Lula teria pedido que a governadora concluísse sua gestão no estado e contribuísse com a articulação política local.

Ainda de acordo com informações de bastidores, foi sinalizada a possibilidade de Fátima Bezerra assumir uma função no governo federal a partir de 2027, em caso de reeleição do atual presidente.

Durante o encontro, também foi discutida a estratégia do PT no Rio Grande do Norte. A orientação é priorizar a candidatura de Cadu Xavier ao governo estadual. Com a saída de Fátima da disputa ao Senado, o partido deve reavaliar seus nomes para a vaga, entre eles Samanda Alves e Thabatta Pimenta. A deputada federal Natália Bonavides também é citada, embora tenha declarado intenção de disputar a reeleição.

Antes da decisão, Fátima Bezerra vinha reafirmando publicamente sua pré-candidatura ao Senado, alinhada a um plano nacional do PT de fortalecer sua bancada na Casa. A mudança de posição ocorre em meio a ajustes estratégicos da legenda para as eleições de 2026.

Deixe um comentário