
Reforçando o compromisso com a Política de Aprendizagem Profissional, o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN) sediou, nesta quarta-feira (28), a solenidade de formatura de 15 jovens de uma turma do curso de pré-aprendizagem “Aprendendo a Aprender”.
A iniciativa é resultado da articulação entre o MPT-RN, o Instituto Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil (Infoca-RN) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O curso contemplou jovens egressos do trabalho infantil ou em vulnerabilidade social, oferecendo conhecimentos teóricos e práticos que permitirão uma melhor inserção dos participantes no mercado de trabalho.
Dos 15 formandos, 13 já foram ou estão em processo de encaminhamento para atuação em empresas e órgãos públicos; também há articulações para a inserção dos estudantes restantes.
A ocasião contou com a presença dos estudantes, familiares e representantes institucionais. A mesa da cerimônia foi composta pelo procurador do trabalho Luis Fabiano; pela auditora-fiscal do trabalho Marinalva Cardoso; e pela auditora-fiscal do trabalho aposentada e presidente do Infoca-RN, Virna Soraya Damasceno.
Luis Fabiano, se dirigindo aos estudantes concluintes, reforçou a importância do Aprendendo a Aprender na formação cidadã: “Esse é um projeto que nasce da sensibilidade e da vontade de fazer algo a mais pela inserção de jovens no mercado de trabalho de uma forma protegida e que proporcione uma oportunidade de crescimento e melhorias nas condições de vida nesse futuro que aguarda todos vocês”.
A formanda e oradora da turma, Ariadne Beatriz, destacou a força transformadora da aprendizagem profissional: “Com as ferramentas que adquirimos, temos nas mãos a chance de mudar e criar um mundo mais feliz, mais justo e cheio de oportunidades para todos”
De acordo com o estudante Pedro Victor, “olhamos para a frente e vemos um futuro cheio de possibilidades na aprendizagem profissional, onde não só aprendemos uma profissão, mas também a nossa capacidade de transformar o mundo ao nosso redor, gerando profissionais para mostrar que acima de todos somos capazes de conquistar uma vida melhor para nós mesmos e nossas famílias”.
*assessoria de comunicação/MPT-RN

