O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Ibanez Monteiro, deverá assumir interinamente o governo do Estado após a saída da governadora Fátima Bezerra (PT), que deixará o cargo para disputar o Senado Federal.
Diante da vacância simultânea dos cargos de governador e vice-governador, Monteiro ficará à frente do Executivo por até 30 dias, período em que a Assembleia Legislativa deverá realizar uma eleição indireta para escolher o governador e o vice que concluirão o mandato até janeiro de 2027.
O cenário político potiguar tem sido amplamente debatido nos últimos dias, com a definição de Fátima Bezerra sobre sua desincompatibilização do cargo e a sinalização de Walter Alves de não assumir o governo, abrindo espaço para um processo excepcional de sucessão.
A potencial eleição indireta na Assembleia Legislativa torna o período de transição um momento chave para as articulações políticas no estado. Nomes de diversas correntes partidárias já começam a ser ventilados como possíveis candidatos à chefia do Executivo estadual até o final do mandato.
