Sistema de atendimento especializado da Sesap superou 21 mil chamados em 2025
No momento, você está visualizando Sistema de atendimento especializado da Sesap superou 21 mil chamados em 2025

O Regula NAE, sistema do Núcleo de Apoio Especializado da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), expandiu seus serviços para mais uma especialidade neste fim de 2025.

Desde novembro os potiguares passaram a contar com o atendimento especializado em hemotologia através do sistema de regulação.

Entre as outras especialidades contempladas pelo Regula NAE estão a nefrologia, urologia, pediatria, neurologia, endoscopia digestiva, neurocirurgia, cirurgia torácica e tomografia. Além disso, o sistema oferece acesso online a pareceres médicos em cirurgia cardiovascular e vascular, genética e cardiologia.

Por meio da tecnologia, a população do Rio Grande do Norte conta atualmente com 95 unidades de saúde cadastradas no Regula NAE, localizadas em 44 municípios potiguares, contemplando as oito Regiões de Saúde do RN. Em 2025, de janeiro a dezembro o Regula NAE recebeu mais de 21.191 chamados.

O sistema possibilita que sejam evitados deslocamentos desnecessários de pacientes entre municípios e unidades de saúde, comprovando que um atendimento descentralizado otimiza o fluxo nas unidades de referência e se torna mais eficiente e confortável para o paciente.

Como funciona o Regula NAE

O Regula NAE foi desenvolvido em 2022 pela Unidade de Gestão de Tecnologias e Sistemas de Informação e Comunicação (UGTSIC) da Sesap, com o objetivo de superar a concentração de especialistas em uma só unidade, a sobrecarga de grandes hospitais e a carência de suporte especializado em municípios menores.

O sistema conecta profissionais das unidades públicas de saúde a especialistas que trabalham em escalas de sobreaviso em hospitais de referência, como o Walfredo Gurgel, o Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina), o Pediátrico Maria Alice Fernandes, em Natal, e o Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes, em Caicó.

Ao identificar em um paciente a necessidade de parecer médico em alguma das especialidades atendidas pelo Regula NAE, o profissional abre o chamado e envia informações como história clínica e resultados de exames laboratoriais e de imagem.

O especialista do núcleo acessa essas informações e emite um parecer sobre a conduta indicada, que pode incluir a necessidade de transferência do paciente para um hospital de referência ou a continuidade do tratamento na unidade onde se encontra. Dessa forma é possível diminuir possíveis filas de atendimento e possibilitar um tratamento mais confortável e humano para o paciente.

Fonte: saúdeRN

Deixe um comentário