Helicóptero da FAB decola da Base Aérea de Natal para resgatar tripulante ferido em navio na costa de Recife
No momento, você está visualizando Helicóptero da FAB decola da Base Aérea de Natal para resgatar tripulante ferido em navio na costa de Recife
Foto: Sargento Müller Marin/ CECOMSAER

Na madrugada desta terça-feira (25), um H-36 Caracal do Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1°/8° GAV) – Esquadrão Falcão – decolou da Base Aérea de Natal (Bant) para cumprir uma missão crítica de Evacuação Aeromédica (EVAM).

O caso envolveu um cidadão cipriota, de 33 anos, tripulante do Navio Mercante “NMG Glory”, de bandeira da Libéria. O homem sofreu ferimentos profundos, incluindo cortes no braço e nas pernas, com perda significativa de sangue, necessitando de intervenção médica imediata.

No momento do chamado, a embarcação estava a aproximadamente 460 Milhas Náuticas (851 Km) a leste de Recife (PE). A informação é do Portal da Tropical

“Por conta da urgência, foi necessário que decolássemos logo na madrugada. Graças ao profissionalismo de todos os integrantes da tripulação, conseguimos resgatar o tripulante ferido na embarcação, de forma bem sucedida. E, particularmente, para mim, foi muito gratificante ter participado, porque foi a minha primeira oportunidade de estar atuando como Comandante da Aeronave. Foi uma sensação indescritível”, destacou o Comandante da Aeronave, Tenente Aviador Breno Ferreira Pereira.

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aeronáutico (SALVAERO Atlântico), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo, recebeu o pedido urgente de apoio. A solicitação veio do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (SALVAMAR Nordeste), da Marinha do Brasil (MB). Ciente da urgência e da longa distância, o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) agiu prontamente, acionando uma aeronave H-36 Caracal do Esquadrão Falcão, designada como SAR 8519.

A equipe SAR utilizou técnicas especializadas de resgate para içar o ferido do convés do navio para o helicóptero. Após a extração, a aeronave SAR retornou a Recife e o enfermo foi conduzido em estado de saúde estável para o Hospital de Boa Viagem (PE). O sucesso da missão demonstra a alta capacidade técnica e a prontidão das tripulações da FAB.

Fonte: Portal da Tropical

Deixe um comentário