RN se destaca na Mostra Nacional de Planejamento e Dimensionamento da Força de Trabalho em Saúde com participação ativa e trabalhos premiados
No momento, você está visualizando RN se destaca na Mostra Nacional de Planejamento e Dimensionamento da Força de Trabalho em Saúde com participação ativa e trabalhos premiados
Foto: Ascom Cosems-RN

A Mostra Nacional de Planejamento e Dimensionamento da Força de Trabalho no SUS, realizada pelo Ministério da Saúde nos dias 13 e 14 de novembro, em Brasília (DF), reuniu gestores, pesquisadores e profissionais de todo o país em torno de experiências inovadoras voltadas ao fortalecimento da gestão do trabalho em saúde.

Em sua etapa final, o evento destacou 16 projetos entre as 128 propostas inscritas, premiando iniciativas que dialogam com as especificidades dos territórios e com as demandas reais do Sistema Único de Saúde (SUS).

A programação evidenciou práticas que aprimoram o dimensionamento das equipes, respeitando particularidades regionais, reorganizando fluxos assistenciais, reduzindo a sobrecarga dos trabalhadores e qualificando o cuidado prestado à população.

A Mostra também resultará em um conjunto de produtos técnicos — entre eles catálogo digital, vídeos e relatório — que subsidiarão estratégias futuras nos estados e municípios.

O Rio Grande do Norte teve participação expressiva e ganhou projeção nacional com trabalhos desenvolvidos no Estado. Representando o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN), estiveram presentes as técnicas Evaneide Nóbrega (concluinte e relatora) e Solane Costa, todas integrantes do Curso de Dimensionamento e Aperfeiçoamento da Força de Trabalho em Saúde no SUS.

A secretária municipal de saúde de São Gonçalo do Amarante e vice-presidente do Cosems, Terezinha Rego, apesar de não estar presente na Mostra, também participou do Curso.

Para Evaneide Nóbrega, a presença do Cosems-RN na Mostra consolida avanços importantes para a gestão do trabalho no Estado. “O reconhecimento dos trabalhos potiguares reforça o comprometimento das equipes municipais e estaduais com uma força de trabalho mais estruturada, valorizada e preparada para responder aos desafios do SUS. Essa construção coletiva nos permite aprimorar processos, orientar decisões e fortalecer a resolutividade dos serviços de saúde”, destacou.

O RN apresentou dois trabalhos: “Qualidade da Informação em Saúde e Ajuste Metodológico para Dimensionamento da Atenção Primária à Saúde em Município Potiguar” (São Gonçalo do Amarante) e “Relato de Experiência de Dimensionamento da Força de Trabalho em um Complexo Neonatal do Hospital Dr. José Pedro Bezerra” (Hospital Santa Catarina). Este último recebeu menção honrosa, posicionando o Estado entre as experiências mais relevantes e inovadoras do país no campo do dimensionamento da força de trabalho em saúde.

Fonte: Ascom Cosems-RN

Deixe um comentário