Yago Diego trabalhava como auxiliar de veterinário e, até pouco tempo atrás, não pensava em seguir outra carreira. Após um afastamento do trabalho, ele conheceu o programa de Reabilitação Profissional do INSS e viu nele a chance de um novo rumo profissional.
Destinado a segurados que tiveram a capacidade de trabalho reduzida por motivo de doença ou acidente, o programa oferece orientação e novas possibilidades de reinserção no mercado.
Hoje, matriculado no curso técnico em Administração, Yago reencontrou o prazer de aprender e de se reinventar.
“Soube dessa oportunidade no INSS, pela assistente social. O que me incentivou foi a vontade de aprender algo diferente e de não depender apenas do benefício que recebo. Tenho achado a experiência perfeita, estou aprendendo sobre gestão, burocracia e rotina de escritório. Meu dia a dia mudou bastante, agora tenho novas obrigações, mas são obrigações positivas”, conta.
Oportunidade que também veio em boa hora para o gari Deilson Queiroz. Em processo de reabilitação, ele está entre os alunos do curso de Porteiro e Vigia. “As aulas são ótimas, a turma participa bastante e falamos sobre assuntos atuais, o que nos tira da zona de conforto. Quanto mais conhecimento, melhor. Estou gostando muito da oportunidade e me sentindo muito bem com ela”, diz.
Novas ferramentas para o futuro
Somente nos últimos dois meses, 62 segurados iniciaram a qualificação nas turmas formadas exclusivamente para beneficiários do INSS. Muitos vieram de cidades do interior do Rio Grande do Norte, como Tangará e Cerro Corá, motivados pela chance de se qualificar e voltar ao mercado de trabalho.
Durante as visitas às turmas, servidores da Reabilitação Profissional do INSS acompanharam de perto o impacto do projeto. Na sala de informática, alguns alunos tiveram o primeiro contato com um computador, um passo simbólico rumo à autonomia digital e à inserção profissional.
Essas turmas exclusivas contemplam três formações: Técnico em Administração, Informática e Porteiro e Vigia. Ao todo, 80 segurados estão atualmente em capacitação pelo convênio, somando os participantes dessas turmas e outros beneficiários matriculados em cursos individuais oferecidos pelo Senac. Parcerias como essa reforçam a missão do INSS de promover inclusão, capacitação e cidadania, permitindo que trabalhadores reconstruam suas trajetórias profissionais com mais confiança.
Fonte: INSS

