
O Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), ganhou um significativo reforço tecnológico.
Nos dias 15 e 16 de setembro, foram recebidos 12 novos equipamentos médico-hospitalares de última geração: Sistema para densitometria óssea, monitor ambulatorial de pressão arterial (MAPA), videocolonoscópio eletrônico adulto, processadora ultrassônica de videoendoscopia, holter de ECG, kit biópsia guiada por tomografia.
O investimento para aquisição dos equipamentos foi de R$ R$ 1.573.752,44, proveniente de recursos da Ebserh e da doação de emenda parlamentar do deputado federal João Maia. Os equipamentos foram alocados na Unidade de Diagnósticos de Imagem (UDI), dentro do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI).
De acordo com a superintendente do Huol, Eliane Pereira, a chegada dos equipamentos possibilita mais agilidade, precisão e confiabilidade nos diagnósticos oferecidos à população. “Os equipamentos vão ajudar na realização de procedimentos intervencionistas, aumentando a oferta de exames para a população, ajudando a melhorar a qualidade dos serviços e beneficiando o aprendizado dos alunos”, reforçou.
A modernização é estratégica para reduzir um gargalo na saúde pública do estado. Como explicou o enfermeiro Leonardo Pinheiro, o Huol é referência em determinados exames pelo SUS. “Recebemos quatro holters e quatro MAPAs, isso possibilita a melhoria de processos de trabalho e na qualidade de vida da população que nós assistimos”, destacou.
A tecnóloga em radiologia, Angélica Máximo, enfatizou a relevância do novo sistema para densitometria óssea que substitui o equipamento anterior com mais de 15 anos de uso. “Esse aparelho é muito mais rápido, o que nos permite fazer mais exames em menos tempo, com uma qualidade de imagem bem melhor. Assim, atenderemos mais pessoas que precisam desse exame”, reforçou.
A médica endoscopista Cintia Latorre ressaltou que o novo aparelho de videoendoscopia permite a realização de intervenções minimamente invasivas. “Utilizamos o aparelho para avaliar lesões benignas e malignas do nosso organismo, obtendo fragmentos de biópsias, permitindo que o paciente seja submetido a uma cirurgia de forma mais assertiva”.
Já o novo tomógrafo vai possibilitar a realização de biópsias guiadas durante a realização do exame de tomografia, como reforça o médico radiologista Fernando Moura. “Por meio dele, vai ser possível retirar líquidos do corpo humano com mais precisão, com menor risco de lesões e complicações. Esse é um aparelho de ponta no nosso país para os procedimentos minimamente invasivos”, destacou.
Sobre a Ebserh
O Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação
Por Paulina Oliveira – Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh