Mutirão itinerante de descarte de eletrônicos chega hoje a Jandaíra
Foto: Divulgação

O Rio Grande do Norte gera cerca de 39 mil toneladas de resíduo eletrônico por ano, o que equivale a 11,4 kg por habitante. Apesar do volume, somente 3% do lixo eletrônico é reciclado no Brasil, de acordo com dados da ONU.

Com o objetivo de mudar esse cenário, a Campanha “RN mais Limpo”, uma das maiores iniciativas ambientais de economia circular de eletrônicos do país, dará início a um mutirão itinerante que passará por nove cidades do interior do Rio Grande do Norte.

O mutirão acontecerá entre setembro e novembro nas cidades de Jandaíra, Monte das Gameleiras, Nova Cruz, Carnaubais, Baraúna, Bom Jesus e Nísia Floresta, que já têm datas confirmadas.

De acordo com a socióloga da Caern, Marília Lima, a atual fase de interiorização da Campanha busca envolver mais municípios e prefeituras nas ações de descarte correto, ampliando o alcance da Campanha, com destaque para o protagonismo das instituições de ensino.  

Durante a ação haverá distribuição de brindes como forma de incentivo ao descarte correto dos resíduos eletrônicos. 

O envolvimento das escolas e da população nas cidades contempladas com a Campanha é conduzido pelos municípios. Eles realizam atividades, que deixam o tema do descarte correto de eletroeletrônicos em evidência durante o período dos mutirões. “Muitos municípios não sabiam o que fazer com esses resíduos, ficamos felizes em levar para o RN soluções para que mais pessoas possam descartar de forma correta” diz Jurandir Nunes, responsável pelo processamento do Natal Reciclagem.

Durante o mutirão serão aceitos eletroeletrônicos como celulares, notebooks, cabos e tomadas, carregadores, mouses, secadores de cabelo, entre outros. Não serão aceitos devido à periculosidade: pilhas, baterias, toners e Lâmpadas e TV de tubo. Aparelhos grandes como geladeiras, fogões elétricos e até lavadoras também poderão ser descartados. A ação terá um ponto de coleta em cada município durante o período, além de caminhões, percorrendo as regiões. 

Deixe um comentário