
Alunos do Senac RN estão de malas prontas para participarem das Competições Senac de Educação Profissional.
As provas acontecem entre os dias 18 a 20 de setembro, no Rio de Janeiro, mas antes de embarcarem, os seis representantes do Rio Grande do Norte tiveram um momento na terça-feira (9) de orientações e encontro com o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, além dos diretores do Senac RN.
Esta é a primeira vez que o RN está com representante na ocupação para a competição nacional. “Este é um grande desafio de alinhar conhecimento técnico, habilidade, crescimento profissional e humanização, porque trabalhar com serviços é trabalhar com humanização”, disse o instrutor de Daniel, Denilson Alves.
“Esse é um momento único na vida desses jovens e nós fazemos questão de apoiar essa iniciativa, desde o treinamento, seleção estadual até a ida para as competições nacionais. Imagino a expectativa depois de meses de treinamento junto com os nossos instrutores e equipe técnica, mas vivam também esse momento, uma experiência de vida, de conhecer melhor a área e estar perto dos melhores profissionais”, comentou o presidente Marcelo Queiroz aos competidores.
Os 6 competidores Jamily Alves (Ocupação: Cabeleireiro), Débora Magalhães (Ocupação: Cuidados de Saúde), Jailson Júnior (Ocupação: Desenvolvimento de Sistemas), Daniel Tavares (Ocupação: Recepção de Hotel), Guilherme Prates (Ocupação: Serviço de Restaurante) e Emilly Silva (Ocupação: Cozinha) estão treinando desde junho de 2024 para a competição nacional, nas instalações do Senac Centro, Mossoró e Hotel-Escola Senac Barreira Roxa.
Para Emilly, de 18 anos, o treinamento começou bem antes, há 3 anos. “Eu comecei a estudar para as competições em 2022, quando estava auxiliando o competidor na época, e a cada ano, busquei me qualificar, até que esse ano eu passei na seleção”. Para ela, a competição do Senac é um sonho realizado, mas não quer parar por aí.
“Eu sempre sonhei com as competições e é o que eu quero para minha vida. Mostrar para mais pessoas o meu potencial e também ensinar aos futuros competidores. Isso tudo no Senac”, afirmou.
Já Daniel Tavares, de 20 anos, que irá competir na ocupação Recepção de Hotel, o treinamento começou há 11 meses e garantiu destaque na seleção regional com mais 15 alunos. “Eu estou ansioso e vou dar o melhor que eu aprendi nesse tempo. Além de focar na competição, estou me preparando para o mercado de trabalho, sempre pensando na hospitalidade e no cumprimento da excelência de atendimento ao cliente”, garantiu.
Acompanham os competidores, os instrutores das respectivas ocupações, além da coordenadora da delegação, Yonara Dantas e a psicóloga Emanuelle Araújo.
As Competições Senac oferecem ainda a possibilidade de selecionar talentos aptos a participar do processo de preparação que define os representantes do Brasil na WorldSkills Competition, a mais importante competição mundial de educação profissional, que acontecerá na cidade de Xangai, na China, em 2026.