Programa de cirurgias vasculares ultrapassa os 7 mil procedimentos realizados

A linha de cuidado de doenças vasculares, implantada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) no final de 2022, segue avançando no Rio Grande do Norte.

Neste mês de agosto, o programa ultrapassou a marca dos sete mil procedimentos realizados, possibilitando reduzir de forma significativa a fila de espera e beneficiar pacientes de todas as regiões do estado.

Até esta quarta-feira (27), foram 7.024 procedimentos registrados na plataforma Regula RN Vascular desde o fim de novembro de 2022.

Desde o início do programa, o Hospital Dr. José Pedro Bezerra realizou mais de 2.700 procedimentos, enquanto o Hospital Central Coronel Pedro Bezerra contabilizou mais de 2.200 procedimentos. Já o Hospital Rio Grande, em Natal, alcançou mais de mil procedimentos. Em Mossoró, os hospitais São Luiz e Wilson Rosado, credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS), estão próximos de atingir 500 procedimentos realizados, cada.

O programa abrange todas as oito Regiões de Saúde do estado, e até o momento beneficiou 3709 pacientes da região metropolitana de Natal, 924 do Agreste/Litoral Sul, do Oeste, 728 do Mato Grande, 415 do Trairi/Potengi, 209 do Alto Oeste, 216 do Seridó e 648 do Vale do Açu.

Com financiamento organizado pela Sesap e Governo do Estado, a estruturação dessa linha de cuidado contempla hospitais em Natal, Mossoró, Apodi, Assu e Pau dos Ferros, incluindo os que realizam os procedimentos e as unidades da rede Sesap que realizam o preparo pré-operatório dos pacientes. Para assegurar a transparência e o acesso à informação, o processo é gerenciado pelo Regula RN Vascular, construído pela Sesap, em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do RN (LAIS-UFRN).

Deixe um comentário