Jacarés da lagoa de Maxaranguape serão levados para Touros, Ceará-Mirim e o Rio Punaú, em Rio do Fogo
Foto: João Vital

Após mais de três meses de presença constante e crescente de jacarés-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) na lagoa de Maracajaú, em Maxaranguape, os animais serão removidos do local.

A decisão foi tomada durante uma reunião pública realizada nesta quarta-feira (16), promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), em parceria com o Ibama, a Polícia Ambiental e a Prefeitura.

O encontro ocorreu no auditório do Ecoposto da Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais (APARC) e contou com ampla participação de representantes de órgãos públicos, sociedade civil, empresários, estudantes, professores e moradores da região.

Segundo o Idema, mais de 60 jacarés já ocupam a lagoa, que se forma sazonalmente durante o período de chuvas, a cerca de 500 metros de uma escola e próxima a unidades residenciais, posto de saúde e creche.

A retirada será acompanhada pelo Núcleo de Fauna (NUFAU) do Idema, com apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb), da Prefeitura de Maxaranguape e das organizações da sociedade civil APC Cabo de São Roque e Associação Serpentes do Bem. A prefeitura também se comprometeu a formalizar, por decreto, a criação de um Grupo de Monitoramento permanente, com a participação de representantes da comunidade, do setor turístico e das instituições envolvidas, para acompanhar a situação da fauna local a longo prazo.

O destino dos animais será repartido entre três áreas: os municípios de Touros, Ceará-Mirim e o Rio Punaú, em Rio do Fogo. O cronograma para o manejo será definido nos próximos dias, com expectativa de início em até duas semanas.

“O mais importante é que estamos encerrando essa novela. Eles não são agressivos, mas com essa quantidade, e cada fêmea podendo colocar até 50 ovos, em pouco tempo poderíamos ter milhares de jacarés no local”, destacou o diretor técnico do Idema, Thales Dantas.

Fonte: Idema rn

Deixe um comentário