
O Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou nesta terça-feira, 17, a cerimônia de comemoração pelo primeiro aniversário do Studio de Treinamento Físico. Na ocasião, também foram divulgados os resultados alcançados com a iniciativa.
O Studio de Treinamento Físico é um espaço voltado à promoção da saúde e do bem-estar dos empregados da Ebserh e dos servidores do Regime Jurídico Único (RJU), com foco no treinamento físico supervisionado em grupo. Atualmente, atende exclusivamente trabalhadores sedentários com doenças osteomusculares, obesidade ou mães em fase de lactação.
Ao longo do primeiro ano, 147 colaboradores já foram beneficiados com o acompanhamento, dos quais 90 continuam em atividade no programa. Além de ser referência em média e alta complexidade no Rio Grande do Norte pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Huol também se destaca pelo cuidado com seus próprios profissionais.
A criação do espaço foi resultado do trabalho dos profissionais de Educação Física Silvana Garcia Santos e André Osvaldo Brandão Guimarães, além do compromisso da atual gestão do Huol com a valorização de seus empregados, fortalecendo uma cultura de cuidado com quem cuida.
A superintendente do Huol, Eliane Pereira da Silva, destacou a importância da iniciativa para os profissionais do hospital. “Esse foi um grande ganho para o nosso corpo de colaboradores. Era um pleito antigo da nossa equipe de educadores físicos, que, nas avaliações do USOST, identificavam muitos problemas de locomoção, questões osteomusculares e casos de obesidade. Inicialmente, essas atividades foram realizadas em um espaço emprestado da fisioterapia. Com a cessão desta sala para ser utilizada como academia, foi possível ampliar o espaço, melhorar o atendimento e instalar mais equipamentos para os treinamentos. Isso demonstra o compromisso da gestão com o bem-estar de todos que fazem o Huol”, declara.
A iniciativa traz diversos benefícios e estimula a prática regular de exercícios físicos, fundamentais para a saúde física e mental. Os impactos incluem a redução do estresse e de sintomas de ansiedade, melhora na qualidade do sono, aumento da força e flexibilidade, além de promover a socialização.
“Essa tem sido uma experiência muito gratificante. Além de tirarmos os trabalhadores do sedentarismo, conseguimos estimular um estilo de vida mais ativo, tanto na vida pessoal quanto profissional”, afirma Silvana. Ela acrescenta que os impactos têm sido significativos: “No quesito quantidade, ampliamos a oferta dos programas para trabalhadores da Ebserh e do RJU (UFRN) de 30 para 90 participantes. E quanto ao número de atendimentos, saltamos de 100 para mais de 500 por mês”.
Segundo Silvana, os principais resultados estão relacionados à melhora das dores osteomusculares decorrentes do esforço laboral – especialmente entre técnicos de enfermagem, que representam a maioria dos participantes – e à perda de peso, contribuindo para o tratamento de doenças crônicas como obesidade, hipertensão, diabetes, entre outras.
Para a chefe da Divisão de Gestão de Pessoas (Divgp), Ana Paula Santos de Lima, o treinamento físico tem gerado impactos positivos tanto na saúde física e mental quanto na produtividade e satisfação dos trabalhadores do Huol.
“Temos observado redução de dores musculares e lesões, aumento da resistência física, controle de peso e prevenção de doenças crônicas. Além disso, há maior integração entre colegas e incentivo a hábitos saudáveis. O Studio representa, portanto, um grande diferencial na qualidade de vida dos trabalhadores, resultando em equipes mais saudáveis e motivadas”, ressalta.
Ana Paula destaca ainda que essa motivação se reflete diretamente em um atendimento mais ágil, humanizado e de excelência. “Os benefícios se estendem não apenas aos profissionais, mas a toda a comunidade atendida pelo hospital”, frisa.
Estiveram presentes também na solenidade representando a gerência administrativa, Suzana Tereza Araújo de Medeiros Campos; o representante da gerência de Atenção à Saúde, Raphael Nepomuceno Galvão Santos; o representante da gerência de Ensino e Pesquisa, Carlos Alberto Almeida; a representante do Conselho Regional de Educação Física (CREF-16), Rosa Maria Soares Costa de Mendonça; demais chefias, colaboradores e acadêmicos.
A profissional de Educação Física conclui agradecendo todo o incentivo recebido para o sucesso da iniciativa. “Gostaria de agradecer a toda a equipe do Huol, desde as empresas terceirizadas até a alta gestão, pelo apoio e dedicação às melhorias do nosso Studio”, finaliza Silvana.
Sobre a Ebserh
O Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.