
O Dia D Nacional de vacinação contra a gripe, realizado no sábado (10), foi marcado por uma grande mobilização no Rio Grande do Norte. Em parceria com os municípios, o estado aplicou 37,6 mil doses do imunizante somente no dia da ação, três vezes mais que a média registrada em dias comuns de vacinação.
O compromisso do Ministério da Saúde é a proteção da população contra os vírus respiratórios, em especial o público mais vulnerável, como crianças, idosos e gestantes.
A campanha nacional teve início em março e desde então mais de 1,6 milhão de doses já foram aplicadas no Rio Grande do Norte nos grupos prioritários. Para garantir ampla cobertura vacinal, o Ministério da Saúde destinou 796 mil de doses ao estado.
Com o avanço da vacinação, a pasta orienta que estados e municípios realizem a busca ativa dos grupos prioritários. Além disso, recomenda a vacinação de todas as pessoas que procurarem as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mesmo que não pertençam ao grupo que tem prioridade na imunização — desde que haja disponibilidade de doses e conforme a situação epidemiológica local e as estratégias definidas pelas secretarias estaduais e municipais de saúde.
Fonte: MS