
A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou a contratação de 55 leitos clínicos para prestarem assistência aos moradores da capital.
Dos novos leitos, 20 foram contratualizados no Hospital Severino Lopes e serão destinados ao acolhimento psiquiátrico; mais 15 serão leitos serão de enfermaria no Vita Centro de Cuidados Extensivos e outros 20 de enfermaria no Hospital Rio Grande. Os leitos serão regulados diretamente pelo município, o que facilitará o direcionamento dos usuários.
O secretário de Saúde, reforçou também que algumas medidas estão sendo tomadas pela gestão para auxiliar no acolhimento das unidades, como a ampliação e climatização das salas de espera das UPAS de Esperança e Pajuçara, além de novos aparelhos de raio-x que estão sendo adquiridos para as unidades.
Com cerca de 70% dos atendimentos registrados nas unidades de pronto atendimento não constando como perfil de urgência e emergência, e sim para acolhimento nas Unidades Básicas de Saúde, Geraldo Pinho orienta que quem deve procurar as UPAS são pacientes que apresentem casos graves.
Fonte: PMN