Brasil Sem Fome: 500 municípios serão prioritários para apoio técnico no combate à insegurança alimentar; dez municípios do RN beneficiados
No momento, você está visualizando Brasil Sem Fome: 500 municípios serão prioritários para apoio técnico no combate à insegurança alimentar; dez municípios do RN beneficiados
Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias

Brasil 61

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) definiu os500 municípios prioritários que receberão apoio técnico e institucional na implementação do Protocolo Brasil Sem Fome.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a proteção social às famílias e minimizar a insegurança alimentar no país. A medida foi oficializada por meio da Portaria nº 1.148/2026, publicada na segunda-feira (26) no Diário Oficial da União. 

As cidades prioritárias foram definidas seguindo o critério de maior número de famílias em situação de risco de insegurança alimentar grave, identificadas segundo o indicador CadInsan. 

Os municípios selecionados contemplam todas as Unidades da Federação (UF), com maior número de cidades localizadas no Pará, com 83. Em seguida aparece a Bahia, que terá 50 municípios apoiados pela iniciativa. Já São Paulo ficou na terceira posição com o maior número de cidades com insegurança alimentar grave, sendo 48.

As cidades listadas como prioritárias pelo MDS deverão manifestar interesse na implementação do Protocolo por meio da apresentação do Termo de Aceite, previsto no Anexo II da Portaria. O documento deverá ser assinado pelo presidente da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) estadual. Outro termo de aceite deve ser assinado pelo prefeito.

Dez cidades do Rio Grande do Norte estão na lista:

Natal (RN)
Mossoró (RN)
Parnamirim (RN)
São Gonçalo do Amarante (RN)
Macaíba (RN)
Açu (RN)
Extremoz (RN)
Nova Cruz (RN)
Caicó (RN)
Ceará-Mirim (RN)

Fonte: Brasil 61

Deixe um comentário