Com o Proedi, Guararapes/Riachuelo amplia para 10 mil os empregos no RN
No momento, você está visualizando Com o Proedi, Guararapes/Riachuelo amplia para 10 mil os empregos no RN
Foto: Carmem Félix

A governadora Fátima Bezerra recebeu nesta sexta-feira (23) a diretoria do Grupo Guararapes/Riachuelo que apresentou o resultado dos últimos anos da empresa no Rio Grande do Norte.

Na área de recursos humanos, o número de trabalhadores com carteira assinada passou de 7 mil em 2022 para 10.339 em 2025, segundo informou o CEO da empresa, André Farber.

O aumento expressivo no número de empregados – todos contratados regularmente com carteira assinada – foi possível devido às novas regras do Programa Estadual de Incentivos Fiscais (Proedi), atualizado em 2021.

“Quando assumimos o governo em 2019 o antigo Proadi estava defasado, não tinha mais atratividade. O RN era o único Estado do Nordeste a não ter atualizado o programa de incentivos fiscais”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

Ela lembrou que apenas 119 empresas estavam vinculadas ao Proadi e muitas haviam deixado o RN, se transferindo para outros estados em busca de melhores incentivos. “Mas reagimos, atualizamos o programa, oferecendo melhores condições para atrair investimentos. O resultado foi este como o da Guararapes e de outras empresas. Isto significa o acerto das nossas medidas, mais empregos para a população e o fortalecimento da nossa economia”, declarou. Hoje são 364 empresas.

As declarações da governadora foram reforçadas pelo secretário de Estado da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier. “Os dados mostram que o Governo do RN tomou decisões corretas que levam à geração de emprego, trabalho, renda, movimentando a economia”.

O CEO André Farber vinculou a excelência do resultado ao trabalho em conjunto com o Governo do Estado que consolidou a Guararapes como a maior fábrica de moda América Latina. “Empregamos hoje mais de 10 mil pessoas na produção, e, se somarmos as lojas e o call center, chegamos a 13 mil. Através do programa Pro-Sertão (oficinas de costura em municípios do interior), movimentamos R$ 500 milhões nos últimos cinco anos e vamos continuar crescendo com a parceria com o Governo do Estado”, afirmou.

Na reunião com a governadora, André Faber estava acompanhado dos demais integrantes da diretoria: Jairo Amorim, diretor industrial; Graziella Di Battista D’Enfeldt, diretora executiva de gente e sustentabilidade, e Silvana Lavaca, diretora jurídica, de governança e riscos.

Algodão e Costura

O Governo o RN também apoia a indústria de confecções com o programa Costura Mais RN. Desenvolvido em parceria com o Sebrae/RN e Senai, o programa tem como foco a geração de emprego e renda por meio da capacitação, empreendedorismo e crédito facilitado.

Já o programa Algodão Agroecológico, em plena expansão, envolve 1.000 famílias de pequenos produtores rurais. O Governo articula com o grupo Guararapes a aquisição da produção como forma de garantir mercado e renda às famílias produtoras. Também deverá ser ampliada a parceria com as bordadeiras, inclusive com as de Timbaúba dos Batistas, que tiveram sua arte estampada em jaquetas da delegação olímpica brasileira nos jogos de Paris em 2024.

Assecom RN

Deixe um comentário