Pesquisa interdisciplinar da Ufersa vai melhorar eficiência de parques eólicos
No momento, você está visualizando Pesquisa interdisciplinar da Ufersa vai melhorar eficiência de parques eólicos
Garantir mais eficiência operacional dos parques eólicos é o principal objetivo da pesquisa. Foto: canva.com

Pesquisadores da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) irão executar um projeto financiado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pela empresa Engie Brasil Energia com o objetivo de melhorar a eficiência operacional dos parques eólicos.

O trabalho interdisciplinar reúne os pesquisadores Ednardo Pereira da Rocha e Olympio Cipriano da Silva Filho, do curso de Engenharia Elétrica; Leiva Casemiro Oliveira, do curso de Ciências da Computação; e Rômulo Pierre Batista dos Reis, do curso de Engenharia Mecânica.

“O produto principal é uma metodologia para detecção de desalinhamento de pitch em aerogeradores, baseada em análise de dados e algoritmos de aprendizado de máquina, com possibilidade de integração aos sistemas de monitoramento da Engie Brasil”, detalha o professor e pesquisador Olympio.

A principal motivação para a pesquisa, de acordo com ele, é garantir melhor eficiência operacional dos parques eólicos. “O desalinhamento de pitch pode causar perdas significativas de energia, aumento de desgaste mecânico e falhas prematuras, com prejuízos estimados em até R$ 1,18 milhão por parque ao ano”, argumenta Olympio.

A pesquisa tem como título “Estudo de Algoritmos e Comparação de Metodologias de Inspeção para Detecção de Desalinhamento de Pitch” e tem duração prevista de 14 meses.

Fonte: UFERSA

Deixe um comentário