Pesquisadores da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) irão executar um projeto financiado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pela empresa Engie Brasil Energia com o objetivo de melhorar a eficiência operacional dos parques eólicos.
O trabalho interdisciplinar reúne os pesquisadores Ednardo Pereira da Rocha e Olympio Cipriano da Silva Filho, do curso de Engenharia Elétrica; Leiva Casemiro Oliveira, do curso de Ciências da Computação; e Rômulo Pierre Batista dos Reis, do curso de Engenharia Mecânica.
“O produto principal é uma metodologia para detecção de desalinhamento de pitch em aerogeradores, baseada em análise de dados e algoritmos de aprendizado de máquina, com possibilidade de integração aos sistemas de monitoramento da Engie Brasil”, detalha o professor e pesquisador Olympio.
A principal motivação para a pesquisa, de acordo com ele, é garantir melhor eficiência operacional dos parques eólicos. “O desalinhamento de pitch pode causar perdas significativas de energia, aumento de desgaste mecânico e falhas prematuras, com prejuízos estimados em até R$ 1,18 milhão por parque ao ano”, argumenta Olympio.
A pesquisa tem como título “Estudo de Algoritmos e Comparação de Metodologias de Inspeção para Detecção de Desalinhamento de Pitch” e tem duração prevista de 14 meses.
Fonte: UFERSA
