Um dos maiores símbolos naturais do Rio Grande do Norte, o Cajueiro de Pirangi celebra 137 anos de história com uma programação especial preparada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema).
As atividades acontecem nos dias 19 e 20 de dezembro, no Cajueiro de Pirangi, localizado na praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim, reunindo cultura, tradição, educação ambiental e celebração popular em torno do Maior Cajueiro do Mundo.
A programação marca não apenas mais um aniversário do Cajueiro, mas também um momento histórico para sua preservação. O gigante da natureza potiguar está em processo de se tornar uma nova Unidade de Conservação Estadual, o Monumento Natural Cajueiro de Pirangi (MONA Caju), reforçando o compromisso do Governo do Estado com a proteção definitiva desse patrimônio natural, cultural, paisagístico e turístico.
Durante dois dias, das 8h às 17h30, visitantes, turistas e a comunidade local poderão vivenciar uma programação diversificada, com exposições, feira de artesanato, atividades educativas, ações de instituições parceiras e manifestações culturais.
Na sexta-feira (19), o público confere apresentações culturais, exposições temáticas, participação da Associação Serpentes do Bem, da Polícia Ambiental (BPAMB), além de feira com artesanato local e produtos regionais.
No sábado (20), a programação segue com ações educativas, estandes institucionais, atividades voltadas à conscientização ambiental e, às 11h, o tradicional momento de parabéns ao Cajueiro, com bolo comemorativo e celebração que reúne autoridades e visitantes.
“Celebrar os 137 anos do Cajueiro de Pirangi é celebrar a história, a identidade e o futuro do Rio Grande do Norte. Cada atividade dessa programação foi pensada com muito carinho, para fortalecer o vínculo das pessoas com esse patrimônio tão singular, valorizando a educação ambiental, o turismo sustentável e o cuidado coletivo com um símbolo que faz parte da nossa memória e da nossa paisagem”, destacou a gestora do Cajueiro de Pirangi, Samile Laura.
Localizado em Pirangi do Norte, o Cajueiro de Pirangi impressiona por suas dimensões e singularidade. A árvore ocupa uma área de aproximadamente 9 mil metros quadrados, com perímetro estimado em 500 metros, e entrou para o Guinness Book – O Livro dos Recordes, em 1994, como o Maior Cajueiro do Mundo.
Mais do que uma atração natural, o Cajueiro faz parte da identidade cultural do Rio Grande do Norte e do cotidiano da comunidade local. Anualmente, o espaço recebe mais de 300 mil visitantes, consolidando-se como um dos principais pontos turísticos do estado.
O local funciona todos os dias da semana, das 8h às 17h30, com exceção dos dias 1º de janeiro e 25 de dezembro, quando o horário é reduzido, das 10h às 17h30. O ingresso custa R$ 10, com direito à meia-entrada para crianças de 7 a 12 anos, estudantes, professores e idosos, mediante comprovação.
