O Governo do Rio Grande do Norte realizou, na tarde desta segunda-feira (15), no Auditório Angélica Moura, da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN), a solenidade de entrega dos certificados de conclusão dos cursos do Programa Mulheres Mil, iniciativa que integra a política estadual de expansão da educação profissional e tecnológica voltada para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Durante a solenidade, a governadora Fátima Bezerra destacou a importância da retomada do programa pelo Governo Federal e o papel estratégico da educação profissional na promoção da equidade de gênero e no enfrentamento das desigualdades sociais, da violência contra a mulher e do racismo.
“Quando esse programa foi criado, eu era deputada federal e tive a honra de ser relatora do Pronatec na Câmara dos Deputados. Ele nasceu no primeiro governo da presidenta Dilma Rousseff. Hoje, como governadora, celebramos a implementação do Mulheres Mil aqui no Rio Grande do Norte, reafirmando o compromisso com a inclusão, a justiça social e a ampliação de oportunidades para as mulheres”, afirmou a governadora.
O evento marcou a diplomação de 152 mulheres de turmas da Região Metropolitana de Natal, que concluíram formações nas áreas de Microempreendedorismo, Cuidador de Idoso, Assistente de Costura, Eletricista Predial de Baixa Tensão e Artesanato em Cerâmica. Outras cerimônias de certificação acontecerão ao longo do mês de dezembro em municípios do interior do estado.
A secretária de Estado da Educação, Socorro Batista, ressaltou o impacto direto do programa na autonomia das participantes e no fortalecimento das políticas públicas de inclusão social. “O Mulheres Mil é um programa de empoderamento, de conquista da autonomia. Fazemos todo o esforço para que nenhuma vaga disponibilizada pelo MEC seja desperdiçada. Quanto mais mulheres capacitamos, mais fortalecemos a própria sociedade”, destacou a secretária.
Fonte: Assecom RN
