
Dois dos três hospitais universitários federais do Rio Grande do Norte – o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol/UFRN) e o Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab/UFRN), vinculados à Rede Ebserh – realizam, no dia 13 de dezembro, mais uma edição do Dia E, mutirão nacional voltado para a redução das filas de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa integra o projeto Ebserh em Ação 2025, desenvolvido pela estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), em alinhamento ao programa Agora Tem Especialistas, do Governo Federal e do Ministério da Saúde (MS).
Neste ano, a mobilização nacional terá uma marca histórica: mais de 52 mil procedimentos serão realizados em um único dia, sendo mais de 2,2 mil cirurgias, 9,2 mil consultas e mais de 40,7 mil exames.
O resultado representa um crescimento de 53% em comparação à última edição, que registrou 34.290 procedimentos, fortalecendo o acesso a consultas, exames e cirurgias eletivas em todo o país, mobilizando profissionais, residentes e estudantes em turnos extras. No Rio Grande do Norte, a expectativa é superar mais de 1.200 atendimentos em apenas um dia.
Huab/UFRN/Ebserh
O Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab/UFRN), em Santa Cruz, preparou uma ampla programação voltada à saúde da mulher, à pediatria e ao diagnóstico por imagem, com a previsão de mais de mil atendimentos entre exames, consultas e cirurgias. Somente no Dia E, o hospital ofertará:
Cirurgias:
- 20 procedimentos ginecológicos;
- 30 pequenas cirurgias.
Exames:
- 80 mamografias;
- 60 exames de raio-x;
- 800 exames laboratoriais;
- 30 ultrassonografias.
Consultas:
- 14 consultas de neuropediatria;
- 14 consultas de odontologia;
- 18 consultas de nutrição;
- 18 consultas de endocrinopediatria;
- 24 consultas de pediatria geral.
O hospital será responsável pelo maior volume de atendimentos no Estado, especialmente em procedimentos diagnósticos de alta demanda. “Será um dia de oferta de cirurgias, consultas e exames que estavam represados em filas, pelo aumento das necessidades de saúde da população. Assim sendo, a equipe assistencial do hospital se organizou para o alcance da diminuição das filas e, consequentemente, proporcionar resolutividade nas questões inerentes à resolução e ao restabelecimento de saúde da população. A equipe, desde já, está motivada para esta importante ação nacional”, destaca a superintendente do Huab, Maria Claudia Medeiros.
Huol/UFRN/Ebserh
O Huol concentrará atendimentos cirúrgicos e diagnósticos de maior complexidade, envolvendo diversas especialidades, como:
Cirurgias:
- 8 cirurgias de otorrinolaringologia;
- 10 cirurgias gerais (06 colecistectomias + 04 correções de hérnia);
- 8 procedimentos de rizotomia pela neurocirurgia;
- 10 cirurgias oftalmológicas (07 cataratas + 03 estrabismos);
- 20 aplicações de tratamento para doença da retina (Avastin).
Exames e procedimentos:
- 10 cateterismos cardíacos;
- 06 procedimentos pela radiologia intervencionista;
- 30 ultrassonografias;
- 20 densitometrias;
- 05 exames de Holter;
- 02 exames MAPA;
- 10 endoscopias;
- 30 espirometrias.
“Estamos nos preparativos para o último Dia E do ano de 2025. Todas as unidades estão se empenhando para fazer o seu máximo, para fecharmos com chave de ouro este ano, trazendo cada vez mais atendimento à população. Nossa expectativa é de ter uma equipe animada, engajada, que se sente feliz em cumprir a sua missão, como nós temos visto nos outros mutirões que aconteceram no hospital universitário. E que, juntos, na assistência, na academia, na pesquisa, possamos construir instituições fortes, com qualidade, de braços dados com a rede e atendendo firmemente a população”, diz a superintendente do Huol, Eliane Pereira.
Fonte: UFRN

