Para fortalecer as ações de segurança do paciente nas unidades hospitalares do estado a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) lançou, na última quarta-feira (19), o Sistema de Informação da Qualidade (SISQUALI).
A ferramenta, desenvolvida pela Unidade de Gestão de Tecnologia e Sistema de Informação e Comunicação (UGTSIC) em parceria com o Núcleo Estadual de Gestão e Estratégia em Segurança do Paciente (NEGESP/RN) e a Subcoordenadoria de Atenção Hospitalar (SUAH), representa um avanço crucial na modernização da gestão da qualidade assistencial.
O SISQUALI permitirá o monitoramento sistemático de indicadores de qualidade e segurança; padronização de processos em toda a rede e ampliação da efetividade das ações em saúde.
O evento, que reuniu cerca de 150 pessoas no Hotel Praiamar Arena, contou com a participação da Coordenadora da Câmara Técnica de Qualidade e Segurança do Paciente do CONASS, Carla Ulhoa.
A implementação do SISQUALI está totalmente alinhada às diretrizes do Programa SUS Digital, promovido pelo Ministério da Saúde, e à estratégia estadual de transformação digital que visa qualificar o cuidado, otimizar recursos e melhorar a experiência dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)
Inicialmente, o SISQUALI será implantado em todos os hospitais da rede Sesap. Em um segundo momento, a solução será estendida para a rede privada, filantrópica, hospitais EBSERH, unidades das Forças Armadas e rede municipal, garantindo uma cobertura abrangente em todo o estado.
Fonte: Sesap RN

