UnP leva suporte veterinário para tradicional Cavalgada da Luz em Mossoró
No momento, você está visualizando UnP leva suporte veterinário para tradicional Cavalgada da Luz em Mossoró
Foto: Divulgação/UNP

Cerca de 200 cavalos devem participar da 19ª edição da tradicional “Cavalgada da Luz”, em Mossoró. Para acompanhar os animais durante todo o percurso, estudantes e docentes do curso de Medicina Veterinária da Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de educação de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, atuarão no suporte técnico e no monitoramento da saúde.

A ação tem como objetivo garantir o bem-estar dos equinos desde a concentração, realizada junto à Missa do Vaqueiro, até a chegada no Parque de Exposições Armando Buá, no bairro Costa e Silva.

O evento é um dos pontos altos que antecedem os festejos de Santa Luzia, padroeira da cidade.

A concentração da equipe veterinária da UnP começa às 14h, na Capela São Francisco, no bairro Belo Horizonte. Nesse primeiro momento, que coincide com a Missa do Vaqueiro e a bênção dos cavalos, estudantes e professores realizam uma inspeção visual completa em cada animal.

O objetivo é identificar possíveis sinais de cansaço ou estresse, além de garantir a hidratação adequada, verificando a necessidade de água e oferecendo suporte imediato. Às 16h, com a saída prevista da cavalgada para atravessar a cidade, o monitoramento segue ao longo do percurso.

A segunda etapa do acompanhamento acontece na Feira do Bode, local de chegada, a partir das 18h. Nesse momento, a equipe realiza uma reavaliação minuciosa dos cavalos, observando parâmetros respiratórios, sinais vitais e eventuais impactos do esforço da marcha. Além da avaliação técnica, os profissionais e estudantes da UnP também dialogam com os responsáveis pelos animais, reforçando orientações de manejo e atestando o estado geral de saúde de cada um.

“Nossa participação garante que a tradição seja celebrada com responsabilidade, colocando o bem-estar dos cavalos em primeiro lugar. É uma aula prática de campo essencial para os nossos alunos e um serviço importante para a comunidade de vaqueiros e cavaleiros que celebram Santa Luzia”, diz a professora da UnP, Kátia Freire.

Fonte: UNP

Deixe um comentário