Na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, os participantes deverão dissertar sobre “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
O texto (de até 30 linhas) precisa ser do gênero dissertativo-argumentativo. Isso significa que as ideias precisam estar embasadas por explicações fundamentadas e argumentações sobre o assunto. Os estudantes também contam com textos motivadores para desenvolver os seus conceitos.
Os participantes precisarão escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo de sua formação.
Cada redação será corrigida por dois avaliadores, e cada um deles atribuirá uma nota de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências.
A soma desses pontos vai compor a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética entre as notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.
Entre os critérios que conferem nota zero à redação, estão fuga ao tema; texto com até sete linhas; trecho deliberadamente desconectado do tema; desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa; e desrespeito à seriedade do exame.
Fonte: MEC

