O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio RN, inaugurou na noite desta sexta-feira, 7, o Teatro Sesc Sandoval Wanderley, no bairro do Alecrim, em Natal.
O evento contou com peça teatral e apresentações musicais de Babal, Tanda Macêdo e Khrystal, que marcaram a nova fase para um dos espaços culturais mais emblemáticos da capital.
A cerimônia contou com a esquete “Sandoval, Teatro do Povo”, os shows musicais e o lançamento de três editais de fomento à cultura, que juntos somam R$ 590 mil em investimentos nas áreas de música, teatro, circo e dança.
A noite também contou com a abertura da exposição “Memórias do Teatro Sesc Sandoval Wanderley”, que ficará aberta de forma permanente ao público.
Para o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, a entrega do espaço representa um marco importante na missão do Sesc em democratizar o acesso à cultura e fortalecer a economia criativa potiguar.
“Reabrir o Teatro Sandoval Wanderley é um gesto de respeito à história da cidade, do bairro do Alecrim, de Sandoval Wanderley e a força da arte potiguar. Este é um espaço que volta a pulsar cultura, aberto aos artistas, aos produtores e ao público. E com os novos editais de fomento, o Sesc reafirma seu papel de incentivar, dar visibilidade e valorizar quem faz cultura no Rio Grande do Norte”, destacou Queiroz.
O diretor regional do Sesc RN, Gedson Nunes, reforçou o compromisso institucional de garantir uma programação diversa e acessível: “A reabertura deste teatro é uma ação que dialoga diretamente com o propósito do Sesc de promover educação, arte e cidadania. Queremos que o Sandoval Wanderley seja um espaço vivo, com apresentações, oficinas, exposições e formação cultural, aberto à comunidade e à pluralidade das expressões artísticas”, afirmou.
Em nível nacional, o Sesc administra 118 teatros e realiza anualmente cerca de 39 mil apresentações artísticas, alcançando mais de 1,6 milhão de pessoas. No Rio Grande do Norte, o investimento no Programa Cultura soma R$ 11,3 milhões em 2025, com mais de 400 apresentações previstas em todas as regiões do estado.

