Ministério Público acompanha inspeção da Justiça Federal em hospitais privados para avaliar atendimento SUS
No momento, você está visualizando Ministério Público acompanha inspeção da Justiça Federal em hospitais privados para avaliar atendimento SUS
Foto: Divulgaçao/MPRN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) acompanhou uma inspeção judicial nos hospitais particulares Memorial São Francisco e Rio Grande, em Natal, na última segunda-feira (3).

Conduzida pela Justiça Federal, a visita visou acompanhar e avaliar o serviço de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A inspeção integra uma Ação Civil Pública (ACP), movida pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern), que também acompanhou a inspeção.

O processo judicial, que já se estende por 13 anos, obrigou o Estado a criar novos leitos de UTI na rede privada para atender pacientes do SUS.

A promotora de Justiça com atuação na defesa dos direitos da Saúde, Iara Pinheiro, representou o MPRN na inspeção. De forma preliminar, a avaliação é que o atendimento prestado atualmente está sendo satisfatório.

Nos hospitais visitados, estão disponíveis 10 leitos de UTI para pacientes SUS no Hospital Memorial São Francisco e 22 leitos de UTI no Hospital Rio Grande.

O provimento desses leitos assegura que o atendimento de alta complexidade a pacientes do SUS continue sendo realizado na rede particular, fruto da ACP.

Durante as visitas, os diretores técnicos de cada unidade apresentaram de forma detalhada, com dados e avaliações, a operação dos leitos SUS.

Ainda assim, a Justiça Federal solicitou, para aprofundar a análise, informações específicas de cada hospital abrangendo: locais de origem (encaminhamento) dos pacientes; tipos de condições de saúde dos pacientes que chegam ao hospital; número total de atendimentos realizados no período de Janeiro a Outubro de 2025.

Fonte: MPRN

Deixe um comentário