Sob o símbolo do diálogo, o Governo do Estado reafirmou seu protagonismo na articulação entre os entes federativos ao realizar, nesta quinta-feira (30), a abertura da 1ª Caravana Federativa Estadual, no campus avançado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Assu.
O evento marcou o início de uma série de encontros regionais que irão percorrer todas as regiões do Estado, com o objetivo de aproximar governos federal, estadual e municipais, fortalecendo o diálogo, cooperação técnica e a execução de investimentos estratégicos do Novo PAC e de outras políticas públicas essenciais.
A governadora Fátima Bezerra conduziu a solenidade de abertura, destacando a importância da iniciativa como instrumento de integração e fortalecimento das capacidades locais de gestão.
A Caravana Federativa oferece oficinas, painéis e atendimentos técnicos para apoiar as prefeituras no acesso a recursos, na execução de projetos e na melhoria da entrega de serviços públicos.
Celebração do diálogo
De caráter técnico, a Caravana reúne durante dois dias representantes de órgãos estaduais, federais e municipais para ouvir as demandas das prefeituras e buscar soluções conjuntas para desafios administrativos e de infraestrutura.
A governadora celebrou o diálogo como um aspecto decisivo para o desenvolvimento do RN: “O que nós estamos fazendo aqui, nada mais é do que uma gestão baseada no diálogo. E o diálogo traz cooperação, traz união, que é exatamente o que precisamos para destravar processos e fazer com que os investimentos e as obras do PAC cheguem o mais rápido possível à casa do povo. É por eles e com eles que estamos aqui”, frisou Fátima Bezerra.
“A Caravana Federativa representa essa grande articulação institucional: o Governo Federal presente, o Governo do Estado presente, as prefeituras presentes e também a sociedade civil, como o MST e os movimentos de mulheres. Essa integração é essencial para alinhar ações e acelerar a execução das obras e programas que melhoram a vida da população, fortalecendo o pacto federativo”, complementou a governadora.
“Esta é a primeira de várias caravanas que realizaremos, e tinha que começar aqui, no município de Assú, símbolo do desenvolvimento e da integração regional. Desejamos que seja um grande evento, que os prefeitos possam conhecer e acessar os programas disponíveis, e que o trabalho de coordenação liderado pela secretária Virgínia, no âmbito do Novo PAC, se fortaleça ainda mais com essa presença no território”, ressaltou o secretário da Fazenda Cadu Xavier.
O secretário de Assuntos Federativos Luciano Santos, destacou o papel de mediação do Governo do RN. “A Caravana Federativa reforça o papel articulador do Governo do Estado na construção de uma agenda comum com o Governo Federal e as prefeituras. É um espaço de cooperação concreta, onde o diálogo se transforma em soluções e resultados para a população potiguar.”
Fonte: Assecom RN

