O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) realizará, nos dias 29 e 30 de outubro e 10 de novembro, audiências públicas nos municípios de Currais Novos, São Tomé e Cerro Corá, para apresentar o estudo técnico que fundamenta a criação do Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) Serra das Araras, uma nova Unidade de Conservação (UC) no estado.
Os encontros têm o objetivo de ampliar o diálogo com a sociedade sobre a proposta de criação da UC, além de cumprir as exigências legais previstas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). O Idema convida instituições ambientais, órgãos públicos federais, estaduais e municipais, organizações não governamentais, representantes dos setores produtivos e a comunidade em geral a participarem das audiências.
O REVIS Serra das Araras tem entre seus principais objetivos proteger espécies da fauna e flora, assegurar a preservação e recuperação do bioma Caatinga, manter e recuperar mananciais e cursos d’água, além de estimular o turismo ecológico e terá uma área de 12.367,81 hectares.
De acordo com o diretor técnico do Idema, Thales Dantas, a iniciativa busca proteger a biodiversidade e promover o desenvolvimento sustentável na região. “A concepção desta Unidade de Conservação de Proteção Integral pretende promover o turismo ecológico, bem como diversas outras atividades, contribuindo para o avanço social, cultural e econômico da região”, destacou o gestor.
“A Caatinga é o principal bioma do Rio Grande do Norte e merece toda a nossa atenção e esforços para a sua conservação. O Refúgio da Vida Silvestre é mais um instrumento para proteger a biodiversidade e fomentar o turismo sustentável potiguar”, completou Thales Dantas.
Atualmente, o Rio Grande do Norte conta com 11 Unidades de Conservação sob a administração do Idema. Dúvidas e sugestões sobre a criação do REVIS Serra das Araras podem ser encaminhadas para o e-mail: revisserradasararas@idema.rn.gov.br
Fonte: IDEMA RN

