Ministério Público recomenda que Hospital Walfredo Gurgel lance dados de acidentes de trânsito em sistema estadual
No momento, você está visualizando Ministério Público recomenda que Hospital Walfredo Gurgel lance dados de acidentes de trânsito em sistema estadual
Foto: reprodução

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou ao Estado que adote e implemente providências para que o Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) passe a lançar, de forma regular e imediata, os dados de acidentes de trânsito no sistema Notifica RN. A medida deve ser colocada em prática no prazo de até 30 dias e deve seguir a Portaria SEI n.° 1263, de 7 de maio de 2024, e a Nota Técnica que trata do assunto.

A recomendação, emitida em conjunto pelas 47ª, 49ª e 62ª Promotorias de Justiça, visa a plena e imediata alimentação do sistema pelo hospital, que é a principal unidade de trauma do Estado e peça-chave para a consolidação de dados epidemiológicos precisos.

O MPRN atua no acompanhamento da situação através do Projeto Trânsito Cidadão, buscando fomentar políticas públicas intersetoriais de promoção e de prevenção para as vítimas de acidentes de trânsito, notadamente os motociclistas.

A ausência de dados unificados e obrigatórios de notificação representa um entrave significativo para o planejamento dessas políticas e a compreensão da real dimensão da problemática.

Em virtude das atuações ministeriais, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) publicou a Portaria SEI n.º 1263/2024, estabelecendo a notificação compulsória dos acidentes de trânsito atendidos em serviços de saúde públicos e privados em todo o território estadual. A Nota Técnica n.º 1/2024/CVS/SUVIGE/SESAP foi elaborada, e a ficha de notificação disponibilizada no sistema estadual Notifica RN em 24 de julho de 2024.

Subnotificação

O sistema Notifica RN já registrou 17.353 notificações de acidentes de transporte terrestre no período compreendido entre agosto de 2024 e agosto de 2025. No entanto, relatórios recentes indicam que o Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel ainda se encontra em fase de implantação dos registros no sistema, resultando em dados incompletos e subnotificação dos agravos envolvendo acidentes de trânsito.

Assim, a recomendação ministerial solicita que o HMWG priorize o registro de dados dos acidentes envolvendo motociclistas.

Além disso, o Ministério Público requisitou que, no mesmo prazo de até 30 dias, o secretário de saúde informe um cronograma para a integral efetivação da medida recomendada, acompanhado da indicação do responsável pelo monitoramento e compliance do fluxo de dados no HMWG.

O Ministério Público ainda requisitou informações pormenorizadas quanto à adoção das medidas administrativas para o pleno atendimento à recomendação, ao final do prazo de 30 dias.

Fonte: MPRN

Deixe um comentário