O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) participou nesta quinta-feira (8) da entrega de kits de equipamentos de segurança à primeira turma do Projeto de Treinamento e Qualificação dos motociclistas por aplicativo em prol da Saúde e Segurança do(a) Trabalhador(a).
Os kits de equipamentos de segurança pessoal contam com colete refletor, capacete, luvas e outros materiais. A entrega foi feita na sede do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN) e faz parte do projeto Trânsito Cidadão, que deverá capacitar 600 trabalhadores.
A entrega representou a culminância do treinamento, cuja aula inicial foi realizada no dia 22 de setembro. A iniciativa, idealizada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), contou com o apoio do MPT-RN, MPRN, DETRAN e de outras instituições parceiras.
Os equipamentos foram entregues aos trabalhadores pelo secretário da Sesap, Alexandre Motta; pela procuradora do Trabalho e coordenadora regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador, Christiane Alli Fernandes, e pela 49ª Promotora de Justiça de Defesa da Cidadania de Natal, Maria Danielle Simões Veras Ribeiro.
A ação representa o compromisso do MPT-RN com a promoção de um trânsito mais seguro e humanizado. “O treinamento para motociclistas que atuam por aplicativo é essencial para reduzir acidentes e preservar vidas. Esses profissionais enfrentam diariamente riscos elevados no trânsito e, muitas vezes, condições precárias de trabalho. Para além de ser uma questão de saúde pública, em razão da epidemia de acidentes com motocicletas que enfrentamos, o Ministério Público do Trabalho tem grande preocupação com a saúde e a segurança desses trabalhadores, que são uma parte extremamente vulnerável no trânsito”, declarou Christiane.
A promotora de Justiça Danielle Veras também reconheceu a dedicação dos motociclistas presentes. “Quero parabenizar a todos nessa busca por treinamento, nessa vontade de se aperfeiçoar e de realmente pensar nas suas famílias também. Quanto mais treinados vocês estiverem, mais vocês vão evitar os acidentes, então é muito importante a gente pensar não só no momento, mas sim também que hoje o que a gente faz tem reflexos para o amanhã”, destacou.
Fonte: MPRN