
O Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB-UFRN), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu, de 22 e 24 de setembro, a visita de quatro mestrandas em Enfermagem em Saúde Materna e Obstétrica da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).
A imersão fez parte de um processo de internacionalização do ensino, viabilizado por um convênio do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade (PPGSES) da UFRN com a instituição portuguesa.
As enfermeiras Maria Miguel de Pinho Poupa Fernandes, Rita Mariana Rodrigues Pereira, Sara Tomás Mota e Tânia Patrícia Tavares Bastos tiveram a oportunidade de vivenciar de perto a enfermagem obstétrica praticada no Brasil.
A programação incluiu uma roda de conversa para troca de experiências com a equipe de enfermeiras obstétricas do HUAB.
As profissionais portuguesas também tiveram uma experiência prática no Centro de Parto Normal do hospital. Elas acompanharam de perto o trabalho da equipe interprofissional, assistiram a partos e observaram a implementação de métodos não farmacológicos para alívio da dor.
Para a Gerente de Ensino e Pesquisa do HUAB, Simone Pedrosa, iniciativas como essa são fundamentais para um hospital de ensino. “A presença das mestrandas portuguesas no HUAB oportuniza o compartilhamento de vivências e conhecimentos, promove o senso de colaboração na equipe e fortalece a cultura de integração entre assistência, ensino, pesquisa e inovação tecnológica”, destacou.
A mestranda Sara Mota destacou que a experiência foi extremamente enriquecedora. “Vivenciei práticas de parto fortemente humanizadas, centradas na mulher e na família, o que reforçou a importância da autonomia da grávida, do respeito pelas suas escolhas e da utilização de métodos não farmacológicos no trabalho de parto. Isso me inspira a promover cuidados cada vez mais humanizados também na realidade portuguesa”, relatou.
+Por Paulina Oliveira/Coordenadoria de Comunicação Social