
A Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab-UFRN/Ebserh) em Santa Cruz, RN, realizou, na última terça-feira (23), uma oficina de pintura do ventre materno.
A atividade, conduzida pelo Setor de Gestão de Ensino, ocorreu na Casa da Gestante da instituição e capacitou 12 pessoas, entre profissionais, estudantes e residentes, como uma ação de humanização do pré-natal.
A iniciativa fez parte da programação do Setembro Azul Claro, mês dedicado aos preceptores, que são profissionais que orientam estudantes e residentes.
De acordo com o chefe do Setor de Gestão do Ensino, Pedro Henrique Silva de Farias, o objetivo foi aliar formação e bem-estar. “A capacitação buscou fortalecer o vínculo dos profissionais com a usuária e sua família, a partir de tecnologias leves”, explicou.
A oficina foi ministrada pela enfermeira obstétrica Hérica Montenegro, que destacou que a prática vai muito além de uma simples pintura decorativa. A atividade incluiu a localização do posicionamento do bebê e das partes fetais com a ajuda das próprias gestantes.
“O mapeamento do bebê pode indicar algumas condutas na condução do trabalho de parto. Em um cenário educacional, é possível ensinar as etapas da palpação, que é uma etapa importante do exame físico. Quanto melhor o exame físico, melhor a qualidade da assistência e o desenvolvimento dessa arte aprimora o exame físico”, afirmou a enfermeira.
Hérica também ressaltou o impacto emocional da técnica. “É um momento de conexão, de escuta do corpo, também é um momento lúdico, em que as gestantes se sentem satisfeitas e valorizadas”. Ela citou que existem trabalhos publicados sobre a importância da formação do vínculo entre gestantes e seus bebês a partir da percepção dos movimentos.
Implementação no Huab
Como resultado da oficina, a técnica da pintura do ventre materno será implementada no Huab. A ideia é oferecer a atividade para as gestantes acolhidas na Casa da Gestante e no setor de pré-parto, parto e puerpério (PPP) para mulheres em processo de indução do trabalho de parto.
A ação representa mais um passo da instituição na consolidação de práticas inovadoras e humanizadas no Sistema Único de Saúde (SUS). A realização dessa oficina capacitou profissionais e busca aprimorar a assistência à saúde das mulheres e dos recém-nascidos.
Sobre a Ebserh
O HUAB-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
*Por Paulina Oliveira