Gaepe: 89% dos municípios do RN apontam falta de estrutura como obstáculo à educação integral

A infraestrutura escolar inadequada foi apontada como o principal obstáculo à implementação da educação integral por 89% dos municípios do Rio Grande do Norte. Os problemas relatados vão desde limitações na estrutura física e na oferta de equipamentos até a carência de equipe técnica qualificada para o desenvolvimento da política.

O dado integra o levantamento “Situação da Política de Educação Integral em Tempo Integral”, divulgado nesta segunda-feira (15/09), durante a sexta reunião ordinária do Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação no Rio Grande do Norte (Gaepe-RN).

A pesquisa, realizada pelo Instituto Articule, foi produzida a partir da aplicação de questionários respondidos por representantes dos 167 municípios do Estado, e buscou mapear o estágio das políticas municipais de educação integral, bem como identificar desafios e demandas para sua efetiva implementação.

Os resultados revelaram pontos críticos para a consolidação da política no RN. Além da infraestrutura escolar inadequada, foram identificadas a baixa articulação intersetorial — especialmente nas áreas de saúde, cultura e esporte —, o que evidencia fragilidades na integração da política e na oferta de experiências diversificadas; a insuficiência de monitoramento e avaliação, com baixa utilização de indicadores e ausência de sistemas estruturados, dificultando uma gestão baseada em evidências; e dificuldades na execução financeira dos recursos do Programa Escola em Tempo Integral.

Fonte: TCE RN (leia matéria completa)

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