
A PRF realizou uma nova fiscalização nesta segunda-feira (15/09), desta vez na BR-304, no quilômetro 257, em Santa Maria. A operação focou em três ônibus que transportavam crianças e adolescentes do ensino fundamental.
Nenhum dos veículos fazia parte do programa “Caminho da Escola”. O primeiro, que era oficial, estava com o licenciamento atrasado desde 2016 e era conduzido por um motorista com CNH de categoria B, quando a exigência para o transporte escolar é a categoria D. Este ônibus foi removido para o pátio da PRF até a regularização.
Os outros dois ônibus, contratados pela prefeitura, também apresentavam problemas graves. Em um deles, o motorista tinha apenas CNH de categoria B. No outro, o condutor estava sem CNH, e o veículo apresentava uma janela traseira com o vidro solto, representando um risco iminente de acidente para as crianças.
A fiscalização constatou outras irregularidades em todos os veículos, como a falta de curso especializado para os motoristas e falhas em equipamentos obrigatórios, como tacógrafo, extintor de incêndio, cintos de segurança e câmeras ou retrovisores para visão indireta.
Os dois ônibus contratados pela prefeitura foram liberados, com a condição de que os problemas fossem regularizados e os veículos apresentados posteriormente à PRF.
Para garantir que as crianças não tivessem prejuízo em suas atividades, elas foram escoltadas por uma viatura da PRF até a escola, onde desembarcaram em segurança. A PRF reitera o compromisso com a segurança nas rodovias e a importância da colaboração da sociedade através das denúncias.
Gestores municipais ou gestores de frotas de empresas podem solicitar palestras sobre normas de trânsito e direção defensiva à PRF/RN, através do envio de ofício para o endereço de email protocolo.rn@prf.gov.br
Fonte: PRF