
A partir desta segunda-feira (15), o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, retoma os atendimentos gratuitos à comunidade.
O projeto é vinculado ao curso de Direito da UnP Salgado Filho, zona Sul de Natal, e tem como objetivo aproximar os estudantes da prática profissional, ao mesmo tempo em que oferece orientação jurídica e acesso à justiça para pessoas em situação de vulnerabilidade social da capital.
Os serviços contemplam a área do Direito Cível, com orientações e acompanhamento em situações de família — como divórcio, pensão alimentícia e investigação de paternidade —, sucessões (inventário), consumidor, interdição, adoção, entre outras demandas jurídicas.
O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, incluindo horários noturnos. “Este é um diferencial importante para quem trabalha durante o dia e não consegue acesso a escritórios de advocacia em horário comercial”, afirma a coordenadora do NPJ, Marília Almeida.
Triagem
O primeiro passo é a triagem realizada pelo Serviço Social, no próprio Núcleo de Prática Jurídica, sempre às segundas e terças-feiras, a partir das 8h. Nesse momento, o cidadão recebe orientações sobre os dias disponíveis e pode escolher o melhor horário para o atendimento jurídico, realizado de terça a sexta-feira.
Para participar da triagem, é necessário apresentar comprovante de renda de até dois salários mínimos e comprovante de residência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (84) 3215-1101, que também funciona como WhatsApp.